O Acre foi novamente destaque como o estado mais seguro da região Norte do Brasil, segundo o Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela MySide. Os dados são provenientes do Ministério da Saúde e do IBGE.
Segundo o ranking, a localidade apresenta uma taxa de homicídios intencionais de 24,9 por 100 mil habitantes, um número ligeiramente inferior à média nacional, que é de 26. O apontamento coloca o Acre na décima posição, atrás de Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Piauí.
Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, é importante ressaltar que, no ano passado, o estado acreano já havia conquistado o título, e celebrou a atuação do governo para continuar se mantendo na colocação.
De acordo com o governo, a análise dos dados ao longo dos últimos cinco anos mostra uma redução significativa nas mortes violentas intencionais, cerca de 49,52%. Especificamente em relação aos homicídios, a redução alcançou 50% quando comparados os dados de 2018 com os de 2023.
“Os primeiros oito meses de 2024 também trazem boas notícias, com uma diminuição de 27% no número de mortes violentas em comparação com o mesmo período de 2023. Embora janeiro tenha apresentado um padrão elevado, os meses subsequentes mostraram uma redução gradual e consistente, com uma impressionante diminuição de 63% quando se compara janeiro a agosto de 2024”, destaca.