Durante o primeiro painel do CB Debate, que acontece nesta terça-feira (24/9), a percepção, prevenção e o tratamento da saúde mental são temas debatidos por especialistas. Durante a fala de Joyce Avelar, mestre em psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília (UnB), ela destacou que muitas pessoas adoecem mentalmente por conta de hábitos de consumo.
Essas práticas consumistas podem estar diretamente ligadas a como as pessoas se sentem, de acordo com Joyce. “Se eu não estou bem, é porque não fiz minha skin care, ou não comprei aquela roupa. Por isso, é importante observarmos o que o nosso modo de vida está nos proporcionando, se é algo que produz saúde ou doença”, destacou.
“Não faz sentido a gente pensar os processos de adoecimento (mental) sem pensar nas condições sociais e nos meios aos quais estamos submetidos”, destacou a especialista. “Há modos de viver que são vendidos. E esses modos são esvaziantes porque eles nos desvinculam do social. Eles nos desligam da nossa própria história e do nosso contexto sociopolítico”, reforça.
Programação
O segundo painel terá como tema o SUS e a rede de atenção psicossocial. Encerrando os trabalhos, autoridades e especialistas vão discutir sobre Saúde mental no Brasil e os impactos da atualidade.