Por meio de uma parceria firmada com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), a Clínica Escola de Psicologia Uninorte, atende por semestre cerca de dois mil alunos. No total, 10 escolas da rede pública de Ensino do Estado participam do convênio. O serviço é realizado gratuitamente e conta com apoio dos professores e a prática supervisionada de 120 acadêmicos do curso de Psicologia.
Um dos serviços realizado pela Clínica Escola de Psicologia da Uninorte é a orientação vocacional, que de acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Uninorte, Vera Alice Pereira da Silva, a atividade tem o objetivo de ajudar os jovens a identificar suas aptidões para o mercado profissional. “São os nossos próprios acadêmicos de Psicologia que, através do estágio básico realizam a orientação vocacional. Nós vamos às escolas, aplicamos diferentes questionários e realizamos palestras. É um período de grande aprendizado para todos”, explica.
A Orientação Vocacional auxilia as pessoas tanto no momento da escolha quanto na redefinição da profissão. Para a coordenadora da Clínica Escola de Psicologia, Talita Carvalho, a partir dos testes e da orientação é possível oferecer ao aluno as opções que melhor se adequem a seu perfil. “Após a aplicação dos questionários, retornamos às escolas e geramos uma resposta, mas é o próprio aluno que chega à conclusão sobre seus anseios e suas habilidades profissionais”, disse Talita Carvalho.
No entanto, algumas pessoas ainda tem certo receio em procurar por tratamento psicológico, afirmando equivocadamente que a psicologia é para “loucos”. “Um dos maiores desafios de nossa área é justamente este, onde muitos acreditam que o tratamento psicológico é “coisa de doido” e absolutamente não é. Temos de quebrar este tabu, pois é um mito que prejudica inclusive quem mais anseia por atendimentos da esfera psicológica, e por vezes não procura tratamento por puro preconceito”. Talita Carvalho ainda afirma que os motivos para se procurar um profissional da psicologia são variados. “Existem múltiplas nuances em um tratamento. Há pessoas com depressão, outras com ansiedade, crianças com problemas escolares, aqueles com problemas de relacionamento, problemas na família, e podemos ajudar em todos estes aspectos. A ansiedade, por exemplo, é um sintoma crescente e são poucos que reconhecem que é tratável e o quanto antes se começar uma terapia será melhor o resultado”, afirma Carvalho.
De acordo com a coordenadora da Clínica Escola, mesmo com esse tabu a procura por atendimento na Clínica Escola de Psicologia da Uninorte tem sido crescente. “Este ano a procura por atendimento psicológico aumentou bastante e a demanda tem sido satisfatória e suprida por nossos profissionais”, disse.
As pessoas interessadas em receber atendimento psicológico especializado podem procurar a Clínica Escola de Psicologia na Uninorte, no Bloco D, ou fazer seu agendamento pelo telefone 3302-7044. Lembrando que o atendimento é gratuito.