Fim da onda de calor e chegada da chuva: veja a previsão para os próximos dias

A previsão é de tempo instável em grande parte do país

O fim da onda de calor está próximo no interior do Brasil, que ainda segue com temperaturas altas, principalmente no Centro-Oeste. A previsão é de tempo instável em grande parte do país, com vários sistemas atuando simultaneamente.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão chuva forte, porém pouco distribuída, de acordo com a Climatempo. A principal causa será a atuação de um cavado meteorológico – área alongada de baixa pressão -, que, junto com o avanço de frentes frias, vai contribuir para a manutenção da chuva ao longo da semana. Essa mudança de padrão vai aliviar as temperaturas e o calor intenso diminui gradativamente na faixa central do país.

Previsão acumulados de chuva até sexta-feira (11/10) no Brasil — Foto: Climatempo

Previsão acumulados de chuva até sexta-feira (11/10) no Brasil/Foto: Climatempo

O destaque da região Sul fica para o Rio Grande do Sul, que deve ter um período chuvoso mais intenso, principalmente nas regiões oeste e norte do Estado. Segundo o boletim, o acumulado de precipitação pode ultrapassar os 70 milímetros em alguns pontos ao longo desta semana. Isso deve acontecer porque há uma frente fria sobre sua área.

Santa Catarina e Paraná também terão chuvas bem distribuídas durante a semana. No Paraná, os maiores volumes serão no centro-sul do Estado e em Santa Catarina, praticamente todo o território será afetado. Os volumes devem chegar a 50 milímetros.

No Centro-Oeste, a expectativa é para o alívio da seca. A partir do meio da semana, o cenário muda para a região onde as áreas têm enfrentado uma estiagem prolongada. Mato Grosso do Sul será o estado mais beneficiado, principalmente na porção centro-sul onde os acumulados podem atingir 40 milímetros. Além disso, Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal, também deverão registrar precipitações importantes.

“O período de seca severa será amenizado, o que é especialmente positivo para a agricultura e os recursos hídricos da região”, diz a nota.

No Sudeste, o calor persiste até o meio da semana, especialmente em áreas do interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro. Porém, com o avanço das frentes frias, as chuvas finalmente chegarão e dão fim à secura.

A partir de quarta-feira (9/10), até o fim de semana, a faixa litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo deve ter acumulados superiores a 60 milímetros. No interior de São Paulo, a chuva será mais moderada, mas relevante por dar trégua nas áreas afetadas pela seca severa.

“Regiões do Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais também receberão precipitações, embora com acumulados mais modestos, suficientes, porém, para aliviar o solo seco e melhorar as condições agrícolas”.

PUBLICIDADE