O Grêmio perdeu a chance de confirmar que seria um dos candidatos a uma das vagas para a Libertadores. Apesar de manter a distância de seis pontos para o Z-4 — o Tricolor tem 35 pontos e o Vitória está com 29 pontos —, a derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG na Arena do Galo interrompeu o crescimento recente da equipe. Aravena marcou para o time gaúcho, com Hulk e Deyverson confirmando a vitória dos mineiros.
A partida, válida pela 6ª rodada, mantém o clube em 11º na tabela. Longe da Libertadores, mas também com vantagem para o Z-4. Agora, com um Gre-Nal pela frente.
De volta ao comando do time na beira do campo após cumprir a suspensão de quatro jogos, Renato escalou a equipe com uma série de alterações. As principais no setor defensivo. Igor Serrote foi confirmado como lateral titular, com a dupla de defesa formada por Rodrigo Ely e Jemerson. Os dois zagueiros voltaram de lesões musculares e começaram a partida na Arena do Galo.
O primeiro tempo na Arena do Galo foi bastante movimentado. Apesar de ter criado as melhores oportunidades, o Grêmio terminou a metade inicial do confronto em desvantagem.
Edenilson teve a primeira oportunidade de gol da noite. Aos dois minutos, o meio-campista aproveitou rebote de uma cobrança de escanteio e arriscou um chute de pé esquerdo. Matheus Mendes saltou e evitou o gol gremista. Com um trio de atacantes, o Atlético-MG também mostrou sua força. Hulk recebeu a bola e driblou três vezes Jemerson até entrar na área do Grêmio. Após o contato do defensor gremista, o atacante caiu no gramado. Pênalti marcado. E depois convertido por Hulk, com apenas 11 minutos de partida.
A resposta do Tricolor quase aconteceu segundos depois. Logo depois do reinício do jogo, Braithwaite recebeu no ataque. O centroavante gremista driblou Battaglia, tentou um toque por cobertura em Matheus Mendes e marcou no rebote da finalização para empatar a partida. Mas o lance foi anulado por um toque de mão no início da jogada.
O Grêmio não desistiu da partida e encontrou novamente o caminho das redes. Dodi recuperou a bola e encontrou Aravana completamente livre. O chileno invadiu a área do Galo e acertou um chute no ângulo de Matheus Mendes. Um golaço aos 23 minutos.
Melhor em campo, o Tricolor teve outra oportunidade de marcar. Cristaldo arriscou da entrada da área e Matheus Mendes fez outra grande intervenção. Só que a força do Atlético-MG apareceu novamente. Primeiro, Hulk parou em Marchesín e Scarpa acertou a trave no rebote. Logo depois, Deyverson recebeu a bola na área e recolocou o time mineiro em vantagem aos 38 minutos.
Segundo tempo
A volta do intervalo teve o Atlético-MG como protagonista. Otávio quase marcou um golaço, com apenas cinco minutos de segundo tempo. O volante arriscou de muito longe e acertou a trave. Fausto Vera desperdiçou a chance de ampliar no rebote. Mesmo pendurado, e advertido mais de duas vezes pela arbitragem, Reinaldo insistiu em uma discussão com Deyverson e recebeu o cartão amarelo. O lateral está fora do Gre-Nal.
Depois de um escanteio, Edenilson teve outra chance. Aos 18, o meia recebeu de Cristaldo e arriscou de fora da área. Matheus Mendes fez grande defesa.
Para deixar o Grêmio mais ofensivo, Renato sacou Igor Serrote e mandou Diego Costa para o campo. Edenilson foi ser o lateral-direito. Monsalve e Pavon também entraram na equipe faltando 15 minutos. Saíram Cristaldo e Jemerson. Aos 41, Ronald e Mayk completaram a lista de trocas gremistas. Eles entraram nos lugares de Pepê e Aravena.
Sem forças para encontrar o gol de empate, o Grêmio teve bom rendimento. Mas não o suficiente para bater um dos adversários que ainda briga pelos principais títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. Agora o clube se mobiliza para o Gre-Nal do dia 19 de outubro para tentar mais uma recuperação na reta final do Brasileirão.
Brasileirão — 6ª rodada — 9/10/2024
Atlético-MG (2)
Matheus Mendes; Saravia, Battaglia, Lyano (Bruno Fuchs, INT) e Rubens; Otávio (Paulo Vitor, 41’/2ºT), Fausto Vera e Scarpa; Paulinho, Deyverson (Mariano, 34’/2ºT) e Hulk (Alan Kardec, 45’/2ºT). Técnico: Gabriel Milito
Grêmio (1)
Marchesín; Igor Serrote (Diego Costa, 20’/2ºT), Rodrigo Ely, Jemerson (Pavon, 32’/2ºT) e Reinaldo; Dodi, Pepê (Ronald, 41’/2ºT), Edenilson, Cristaldo (Monsalve, 32’/2ºT) e Aravena (Mayk, 41’/2ºT); Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Hulk (A), aos 11min, Aravena (G), aos 23min, e Deyverson (A) aos 38min do 1º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Lyanco, Deyverson, Fausto Vera e Hulk (A); Jemerson, Marchesín, Reinaldo (G)
ARBITRAGEM: Luiz Flavio de Oliveira, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa) e Leandro Matos Feitosa (trio paulista). VAR: Wagner Reway (Fifa-ES)
PÚBLICO: 22.053
RENDA: R$ 960.753,47
LOCAL: Arena do Galo, em Belo Horizonte
Próximo jogo
Sábado, 19/10 — 16h
Inter x Grêmio
Estádio Beira-Rio — Brasileirão (30ª rodada)