Um cachorro morreu após tocar acidentalmente em um fio de alta tensão que se rompeu com os temporais que atingiram São Paulo (SP). Bartho, de 10 anos, caminhava um pouco à frente dos tutores em passeio rotineiro na manhã de sábado (12/10) quando pisou em um fio energizado. Além do luto pela perda do amigo, o casal precisou esperar mais de 24 horas para que a energia fosse desligada e o corpo do animal retirado dali.
“O Bartho estava andando um pouco a nossa frente e, inesperadamente, ele pisou num cabo de alta tensão que estava rompido. Foi muito rápido. Avassalador”, contou Rafael Kahane, tutor do animal, ao g1. O incidente ocorreu em Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista.
Sem ter como tirar o cachorro dali, Rafael e a esposa, Marina Corrêa, acionaram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros logo após o incidente, que ocorreu por volta de 7h15. A resposta dos agentes, no entanto, foi de que eles não poderiam chegar perto do corpo enquanto a Enel, concessionária de distribuição de energia de São Paulo, não desligasse a energia. “A gente quer se despedir do Bartho, que estava com a gente 5 anos. Nós o adotamos, e era um animal tranquilo e alegre. Queremos dar um fim digno a ele, já que teve uma história tão linda com a gente. Só queremos nos despedir”, declarou Rafael ao g1.
A Enel só desligou a energia por volta de 12h15 deste domingo (13/10), período em que o casal viveu momentos de angústia sem saber se conseguiria se despedir de Bartho. “Finalmente desligaram a energia por volta do meio-dia deste domingo. E a gente removeu o corpinho. Decidimos que vamos cremar e fazer uma cerimônia que honre a sua história conosco”, contou.
Em nota, a Enel lamentou a morte do cachorro e declarou que deve entrar em contato com os tutores para prestar assistência, mas não explicou a demora para o desligamento na rede.
Neste domingo, ao menos 760 mil endereços ainda estão sem energia elétrica no estado de São Paulo após temporal que atingiu a região na sexta-feira (11/10). Tempestades com ventos de 107 km/h provocaram sete mortes e apagão na capital e região metropolitana.