Melhor produto inteligente em 2024: prêmio do TechTudo elege destaque; vote

Veja quais produtos inteligentes estão concorrendo ao destaque do ano; saiba como votar nos cinco finalistas, além de conhecer os critérios e jurados da premiação

Prêmio Melhores do Ano (MDA) do TechTudo voltou mais um ano para definir os grandes destaques no mundo da tecnologia. Além de TVscaixas de somnotebooks, e vários outros tipos de aparelho, os jurados especializados também serão responsáveis por escolher o principal nome da categoria Casa Conectada. Para decidir o principal produto inteligente de 2024, levamos em conta critérios como custo-benefíciodesigninteração ou conectividade, assim como recursos disponíveis e economia de energia.

MDA 2024: saiba como votar no melhor produto inteligente do ano

Inclusive, o público também pode participar da premiação, sendo possível votar nos seus produtos inteligentes preferidos de 2024. Todos os indicados do MDA serão anunciados durante o mês de outubro, justamente para facilitar a escolha de qual aparelho comprar durante a Black Friday 2024. Além disso, o resultado oficial será divulgado durante uma live aberta em novembro. Veja, a seguir, os concorrentes e saiba como votar no Prêmio Melhores do Ano

 

Melhor produto inteligente em 2024: prêmio do TechTudo elege destaque; vote — Foto: Arte/TechTudo
Melhor produto inteligente em 2024: prêmio do TechTudo elege destaque; vote — Foto: Arte/TechTudo

💻 Critérios para definir o melhor produto inteligente de 2024

Um bom produto inteligente precisa ser fácil de usar e, sobretudo, útil na rotina dos usuários. Esses aparelhos são criados para aumentar o conforto de uma casa, seja na hora de resfriar um cômodo, limpar o ambiente, ou servir como hub para outros aparelhos. O preço também é algo a ser levado em conta, já que além de facilitar a vida do comprador, alguns dispositivos também prometem um bom custo-benefício. Confira os critários adotados para a escolha da categoria Casa Conectada do MDA 2024:

  1. Custo-benefício: leva em conta se o preço pago pelo aparelho é condizente com os seus recursos. O custo pode até ser alto, mas o dispositivo precisa apresentar um funcionamento que faz jus ao seu investimento;
  2. Design: analisa aspectos como resistência, dimensões e demais características da construção do aparelho;
  3. Integração/conectividade: avalia a capacidade dos produtos de se integrar ao ambiente ou outros dispositivos inteligentes de uma casa;
  4. Recursos/utilidade: destaca o quão verdadeiramente impactante são as funções do aparelho no cotidiano;
  5. Consumo de energia/bateria: considera a autonomia do aparelho, assim como o quanto ele pode diminuir ou aumentar os gastos da conta de luz

🤔 Qual é o melhor produto inteligente de 2024? Veja finalistas

Echo Spot é um despertador inteligente fabricado pela Amazon, com destaque para sua tela touch. O dispositivo tem Alexa inclusa e também pode ser controlado por voz, que facilita a utilização como hub para casas conectadas. Todas as notificações, ou informações de clima e tempo podem ser vistas pelo display de LED. Além disso, também traz alto-falante de 1,73 polegadas de diâmetro para reprodução de músicas.

Amazon Echo Spot — Foto: Arte/TechTudo
Amazon Echo Spot — Foto: Arte/TechTudo

Amazon Echo Dot

O Echo Dot de quinta geração é uma caixa de som inteligente da Amazon, classificada pela própria empresa como a versão “com o melhor som já lançado”. Assim como o Echo Spot, o aparelho com Alexa é interessante para controlar outros diversos produtos inteligentes. Apesar de não ter uma tela, ou seja, ser controlado inteiramente por voz, o aparelho chama atenção por seus recursos simples de usar e preço interessante.

Amazon Echo Dot — Foto: Arte/TechTudo

Amazon Echo Dot — Foto: Arte/TechTudo

Xiaomi Mi Robot 2C é um robô aspirador que pode se integrar ao aplicativo Mi Home da fabricante, no qual é possível editar os mapas de limpeza criados pelo aparelho. A promessa é que a bateria dure por aproximadamente 110 minutos, uma autonomia que deve ser o suficiente para limpar um apartamento do 150 m². Além disso, o dispositivo tem 250 ml de armazenamento de água, assim como 2.700 Pa de potência de sucção.

Xiaomi Mi Robot 2C — Foto: Arte/TechTudo
Xiaomi Mi Robot 2C — Foto: Arte/TechTudo

Os sistemas de ar-condicionado WindFree funcionam sem jatos fortes de vento, o que tende a aumentar o conforto durante o uso. Para isso, o aparelho apresenta 23 mil furos em sua composição, justamente para diminuir a sensação artificial de climatização. Inclusive, o aparelho tem integração com o aplicativo SmartThings da Samsung, no qual é possível controlar remotamente a temperatura, o consumo de energia e o tempo de funcionamento. Por fim, também vale ressaltar a sua tecnologia Ultra Inverter, que promete diminuir os gastos de luz.

Samsung WindFree — Foto: Arte/TechTudo

Samsung WindFree — Foto: Arte/TechTudo

O Google Nest Mini é uma caixa de som inteligente compatível com o Google Assistente, ou seja, tem alta integração com a ferramenta de busca mais popular do mundo. Apesar de ser menos popular que a Alexa, assistente virtual concorrente, o software interage com a maioria dos aparelhos smart do mercado. Um diferencial em relação aos modelos da Amazon é a sua capacidade de se pendurar na parede, além do seu design bem mais compacto.

Google Nest Mini — Foto: Arte/TechTudo
Google Nest Mini — Foto: Arte/TechTudo

Avaliadores

  1. Yuri Neri — Editor de Informática & Eletrônicos no TechTudo
  2. Rubens Achilles — Editor de Qual Comprar no TechTudo
  3. Katarina Bandeira — Tecnoblog
  4. Bruna Souza Cruz — editora-assistente do Guia de Compras UOL
  5. Jacson Boeing — Editor no Adrenaline e no Mundo Conectado

🏅 Votação popular

Além da votação dos especialistas, o público do TechTudo também poderá escolher o produto inteligente destaque de 2024. Clique aqui e VOTE no melhor produto inteligente. O modelo vencedor receberá o título de “Casa Conectada — Voto Popular”.

🥇 Revelação dos vencedores

A divulgação dos vencedores do Melhores do Ano acontece em novembro, em data que será anunciada em breve. Nela, o TechTudo exibirá os destaques tech de 2024 segundo a opinião dos nossos especialistas e do público.

PUBLICIDADE