Por que Gisele Bundchen não participou do desfile da Victoria’s Secret 2024?

Top brasileira foi uma das 'angels' entre 1999 e 2006 - e foi ausência notável em retomada do show da marca em Nova York após seis anos de hiato

De volta após um hiato de seis anos, o desfile da Victoria’s Secret em Nova York propiciou que os fãs matassem a saudade de algumas das mais icônicas “angels” da marca, como as brasileiras Adriana Lima, Alessandra Ambrosio e Isabeli Fontana. Uma ausência notável, porém, foi a da übermodel compatriota Gisele Bundchen, destaque da geração de ouro do casting.

Gisele Bündchen foi uma das ‘angels’ da marca entre 1999 e 2006 — Foto: Getty Images

Gisele esteve na marca por sete anos, entre 1999 e 2006. Nos meses que antecederam o retorno do Fashion Show da marca, que contou com a divulgação do documentário “The Tour” e uma proposta mais inclusiva, ela chegou a ser especulada como uma possível “surpresa” do evento. No entanto, nesta terça-feira, enquanto outras estrelas pisavam na passarela da grife, não se falou oficialmente por que Gisele não estava entre elas.

No ano passado, Gisele voltou a fazer trabalhos para a marca depois de 17 anos. Ela participou da campanha Icons 2023, ao lado de nomes como Adriana Lima, Candice Swanepoel e Naomi Campbell. Teasers e fotos viralizaram na web.

Por que ela não esteve no desfile, então? Entrevistas e suas memórias escritas em livro dão pistas.

Em entrevista ao GLOBO, em março deste ano, a übermodel ressaltou que nunca disse que iria parar de trabalhar, mas que havia decidido não participar mais de desfiles.

— Nunca disse que iria me aposentar, apenas que não iria mais desfilar. Nunca vou parar de trabalhar. Meu desejo é continuar criando até o dia em que eu morrer. Adoro a criatividade que existe dentro de mim, quero aprender coisas novas. E a vida vai mostrar quais serão as próximas, você vai ver — ressaltou ela.

Gisele Bündchen entre as modelos Ana Beatriz Barros, Alessandra Ambrosio, Selita Ebanks e Adriana Lima — Foto: Getty Images

Gisele Bündchen entre as modelos Ana Beatriz Barros, Alessandra Ambrosio, Selita Ebanks e Adriana Lima — Foto: Getty Images

Além de empresária e modelo de campanhas, Gisele se dedicou a lançar livros nos últimos anos. Ela lançou em 2018 uma obra de não ficção com suas memórias em intitulado “Aprendizados: Minha caminhada para uma vida com mais significado”. É autora também do livro de receitas “Nutrir: Receitas simples para corpo e alma”, lançado em março deste ano.

Como Gisele saiu da Victoria’s Secret

Em seu livro, “Aprendizados: Minha caminhada para uma vida com mais significado”, Gisele relembrou o período em que esteve na Victoria’s Secret e como tomou a decisão de encerrar seu contrato com a marca, no período em que deveria renová-lo.

“Eu estava certamente muito grata pela oportunidade e pelo retorno financeiro que a empresa me deu, mas eu estava em em outra fase da minha vida e eu não tinha certeza se queria continuar trabalhando lá”, escreveu.

Gisele revelou que no começo, se sentia confortável em desfilar usando lingerie, mas que isso foi mudando com o passar do tempo.

“Conforme o tempo passava, eu me sentia cada vez com menos vontade de entrar na passarela usando biquíni ou fio dental. Me deem uma capa, asas, algo que me cubra um pouco”, pedia ela.

A decisão para sair de vez do casting de modelos da VS veio de uma forma inusitada. Ela escreveu as palavras “sim” e “não” em dois papéis. Colocou em uma xícara e fez um “sorteio”. A resposta escolhida foi “não”. “Também era a resposta que meu corpo queria ouvir e acredito que ele ficou me alertando sobre aquilo durante dias“.

PUBLICIDADE