Homem morre após cair em fosso de elevador em loja; vítima trabalhava na instalação

Perito criminal explica que provável motivo da queda seria o rompimento de um cabo de aço

Um homem de 40 anos morreu após cair no fosso de um elevador em uma loja no Centro Histórico de Porto Alegre, no início da tarde desta quarta-feira (16). O indivíduo trabalhava na instalação do equipamento, segundo o Corpo de Bombeiros.

Lojas Torra, no Centro Histórico de Porto Alegre — Foto: Renan Mattos/Agencia RBS

Conforme o perito criminal do Instituto-Geral de Pericias (IGP) do RS Carlos de Santis, o homem, que estaria junto da estrutura, caiu da altura do quarto andar.

“Houve um rompimento provável de um cabo de aço que causou a queda do funcionário do quarto andar até o térreo, no fosso do elevador, vindo ao óbito”, diz Santis.

O cabo estaria ligado à estrutura, sustentando o elevador.

“A estrutura [em] que vai a cabine do elevador que acabou caindo. Como a vítima estava presa nessa estrutura, ela acabou caindo”, explica a capitão Bárbara de Oliveira.

De acordo com o delegado Paulo Jardim, testemunhas foram encaminhadas à delegacia. A identidade da vítima não havia sido divulgada até a mais recente atualização desta publicação.

Cabo de aço, que sustentava elevador, rompido — Foto: Felipe Backes/Agencia RBS

Cabo de aço, que sustentava elevador, rompido — Foto: Felipe Backes/Agencia RBS

O acidente ocorreu no prédio onde funciona a “Lojas Torra”. Em nota, o comércio lamentou o ocorrido e se disse “à disposição das autoridades competentes para colaborar com a apuração dos fatos” (leia abaixo na íntegra).

A empresa responsável pela instalação do elevador é a Escal Escadas Rolantes e Elevadores Ltda. A RBS TV entrou em contato companhia, mas não obteve retorno até a atualização mais recente desta reportagem.

Nota da Lojas Torra:

“Manifestamos nosso profundo pesar pela fatalidade ocorrida na data de hoje, envolvendo um funcionário da empresa especializada Escal Escadas Rolantes e Elevadores Ltda, contratada para a instalação de novos elevadores no nosso estabelecimento comercial, localizado em Porto Alegre/RS. Permanecemos à disposição das autoridades competentes para colaborar com a apuração dos fatos. Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e colegas do funcionário.”

PUBLICIDADE