O sudoeste da Espanha vive um desastre climático histórico, que já deixou 158 mortos e paralisou parte do futebol no país. O fenômeno meteorológico DANA (depressão isolada em níveis altos, na sigla em espanhol) causou chuvas forte, numa das maiores tempestades que já afetaram o país em sua história. Nesta quinta-feira, o Real Madrid anunciou uma doação de 1 milhão de de euros (6,28 milhões de reais) para ajudar as vítimas do desastre.
“A Fundação Real Madrid e a Cruz Vermelha lançaram hoje uma campanha de arrecadação de fundos destinada a apoiar os afetados pelo temporal. O Real Madrid decidiu apoiar essa campanha com a doação de um milhão de euros para ajudar as inúmeras famílias que se encontram em uma situação crítica e precisam de toda a nossa ajuda e solidariedade”, informou o clube, em comunicado.
Os temporais já deixaram 158 pessoas mortas nas províncias de Castellón e Valencia, sendo 155 só em Valencia. Era na cidade homônima que Real Madrid e Valencia se enfrentariam pela 12ª rodada, mas a partida acabou adiada, assim como outros quatro de primeira e segunda divisão: Villarreal x Rayo Vallecano, Castellón x Racing de Ferrol, Eldense x Huesca e Levante x Málaga.
Além das mortes, as chuvas deixaram desaparecidos (ainda não contabilizados) e um rastro de destruição na região. Eventos esportivos de outras modalidade, como o basquete, também foram adiados, o que tende a acontecer com partidas da Copa do Rei.
O Mestalla, estádio do Valencia, está sendo usado como ponto de coleta de doações e de atendimento às vítimas.