Latrocínios e homicídios intencionais sofrem redução de quase 20% no Acre, diz Governo

Os dados que os latrocínios também tiveram uma queda expressiva, com apenas um caso registrado até o mês de outubro no Acre

O índice de mortes violentas intencionais no Acre, em 2024, apresentou uma redução de 19,21% em comparação ao mesmo período de 2023, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp). No ano passado, em 2023 foram registrados 177 casos, enquanto nos dez primeiros meses deste ano, esse número caiu para 143. 

Secretaria de Segurança do Acre registra redução de 19% nas mortes violentas intencionais/Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

 “Estamos comprometidos em garantir a segurança da população acreana. A redução nos índices de violência é resultado do trabalho conjunto entre as forças de segurança e a comunidade. Seguiremos firmes em nossa missão de combater a criminalidade”, afirmou o secretário secretário de Segurança do Acre, coronel José Américo Gaia.

Em Rio Branco, a redução foi ainda mais acentuada, chegando a quase 28%, com 67 mortes violentas intencionais até outubro, em relação às 93 do ano anterior.

O diretor operacional da Sejusp, coronel Atahualpa Ribera, também comemorou os números positivos:

“A diminuição dos homicídios, feminicídios e latrocínios demonstra que nossas estratégias estão surtindo efeito”, destacou o coronel.

Diminuição nos latrocínios

Os dados mostram que os latrocínios também tiveram uma queda expressiva, com apenas um caso registrado até o mês de outubro no Acre, uma redução de 66,67%. Em Rio Branco, os homicídios caíram de 83 para 61, correspondendo a uma redução de 26,51%.

 Os feminicídios, na capital, também diminuíram de 4 para 3, enquanto os latrocínios não foram registrados em 2024, representando uma redução de 100%.

PUBLICIDADE