Uma cadela da raça pinscher âadotouâ um filhote de gato. Como consequĂȘncia, a doguinha começou a produzir leite para amamentar o felino. Fernanda Lara, tutora dos pets, compartilhou um vĂdeo nas redes mostrando o episĂłdio. O caso aconteceu em Teixeira Soares, no ParanĂĄ.
Na filmagem (veja aqui), a jovem mostra que a pinscher PelĂșcia, de 1 ano, estĂĄ produzindo leite mesmo sem nunca ter engravidado ou cruzado com algum cachorro. JĂĄ o gatinho, batizado de Tadeu, aparece quietinho ao lado da sua mĂŁe canina.
Um internauta sugeriu nos comentĂĄrios do vĂdeo que seria gravidez psicolĂłgica. Fernanda respondeu que nĂŁo sabe ao certo o que pode ser, mas acredita que nĂŁo seja isso. âNesse caso, ela adotou o gatoâ, acrescentou a tutora.

A pseudociese, popularmente conhecida como gravidez psicolĂłgica, é uma sĂndrome que ocorre em fĂȘmeas nĂŁo gestantes, especialmente em cadelas que nĂŁo foram castradas. Nesse caso, elas agem como se estivessem prenhas, mesmo que nĂŁo tenham cruzado com um macho.
âEsse quadro ocorre devido Ă alteraçÔes hormonais resultantes do fim do cio [cerca de 60 dias depois], onde hĂĄ um aumento da sensibilidade tecidual desses hormĂŽnios, o que provoca sinais clĂnicos compatĂveis com a gestação, sem mesmo a fĂȘmea ter tido contato com o machoâ, explica Tatiana Brasil, veterinĂĄria da clĂnica AtenVet, em entrevista anterior ao MetrĂłpoles.

