Conheça superalimento que funciona como aliado de pessoas 50+

Com o passar dos anos é necessário aumentar aporte de proteínas para conservar massa magra. Conheça superalimento que ajuda na missão

O amendoim é considerado um superalimento devido à quantidade de nutrientes que acrescenta às dietas. Da mesma família do feijão e das lentilhas, ele aumenta o aporte de proteínas se incorporado ao cardápio diário.

Em entrevista ao Sport Life, a nutricionista Jéssica de Freitas ressaltou a importância das proteínas na deita de pessoas com mais de 50 anos.

“Adultos com mais de 50 anos devem consumir pelo menos 1,6 g a 2,0 g de proteína por kg de peso corporal por dia, ou seja, é importante caprichar no consumo de proteínas para aumentar ou conservar a massa muscular”, afirmou.

Em 100 gramas de amendoim, há 22 gramas de proteínas.

A leguminosa também é fonte de gorduras boas e rica em vitaminas E e do complexo B, além de conter minerais como cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio.

Como incluir o amendoim na dieta

Devido à sua versatilidade, o amendoim serve como ingrediente para diversas preparações do dia a dia.

“Você pode adicioná-lo ao café da manhã ou lanche da tarde, combinando perfeitamente com iogurte, aveia ou frutas. Além disso, é um ótimo ingrediente para sucos verdes e smoothies”, orientou a nutricionista Patrícia Leite, em entrevista ao site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Quem não pode consumir amendoim

Para a grande maioria das pessoas, não há contraindicações. No entanto, se você costuma sofrer com herpes deve evitar o consumo, pois o amendoim possui alto teor de arginina. A arginina é um aminoácido que funciona como gatilho para episódios de herpes.

O amendoim também é um alimento com alto potencial alergênico, ou seja, muitas pessoas acabam desenvolvendo alergia a essa leguminosa. Alérgicos também não podem consumi-lo, pois há risco de choque anafilático.

PUBLICIDADE