A pneumologista Célia Rocha publicou na manhã desta quinta-feira (28) um vídeo em suas redes sociais alertando sobre os riscos envolvendo o câncer de pulmão, assim como dados e cuidados a serem tomados.
A médica alerta que o câncer de pulmão é o que mais mata pessoas, mas que é uma doença que poderia ser evitada, já que, de acordo com Rocha, cerca de 90% dos casos são causados pelo uso do cigarro.
“É um tipo de câncer que poderia ser perfeitamente evitável. 90% dos cânceres de pulmão têm origem de quê? Do cigarro. Tem outras doenças que também são originárias do cigarro, como as DPO-6, enfisema, infecções respiratórias, pneumonia, também são causadas pelo cigarro. Então, parar de fumar é uma coisa que podemos fazer uso de ajuda terapêutica, medicamentosa, adesivos, podemos usar a psicoterapia”, explica a médica.
Rocha destaca ainda que pessoas que moram com fumantes e inalam a fumaça passivamente tem mais chances de desenvolver câncer no pulmão.
“A pessoa que convive com um ser fumante, mora na mesma casa, essa pessoa tem o dobro, o triplo de possibilidade de vir a ter câncer de pulmão e morrer por câncer de pulmão. Quer dizer, você acaba com a sua saúde porque não quer utilizar meios existentes e eficazes para parar de fumar e você acaba a vida das outras pessoas”, enfatiza.