Um princípio de tumulto foi registrado na tarde deste domingo (1º), na Escola Djalma Teles Galdino, no bairro Jorge Lavocat, em Rio Branco.
As primeiras informações recebidas apontam que a banca organizadora “Nosso Rumo” não havia organizado adequadamente a quantidade de cadeiras por sala de aula e teria sugerido que alguns candidatos realizassem as provas no refeitório, sem condições adequadas.
Devido ao tumulto, a Polícia Militar foi acionada e, neste momento, está auxiliando os organizadores na condução do concurso público da rede estadual de educação. Até o momento, não há registro de prisões.
Informações preliminares indicam que uma das salas destinadas à aplicação das provas não possuía cadeiras, o que levou candidatos a se deslocarem para outras salas, onde teriam retirado materiais, como lápis, e fotografado as provas.
As imagens teriam sido vazadas em redes sociais, resultando no cancelamento do certame na unidade de ensino mencionada.
O governo do Acre emitiu nota sobre o ocorrido. Veja abaixo:
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Secretaria de Estado de Administração (Sead), informa que não foi notificado pelo Instituto Nosso Rumo sobre o suposto tumulto na Escola Estadual Djalma Teles.
Como fiscalizador do concurso, reforça o compromisso com a transparência e integridade do processo e iniciará apuração. Se necessário, adotará medidas junto à organizadora para garantir o cumprimento das normas.
Aberson Carvalho
Secretário de Educação e Cultura
Paulo Roberto Correia
Secretário de Administração
Veja o vídeo: