Estudo diz que o Acre só atingirá um milhão de habitantes após 2070; veja detalhes

Apenas o Amapá se encontra com a mesma previsão que o estado do Acre

O site Brasil em Mapas divulgou um levantamento recente que apontou o Acre como um dos únicos estados do país que chegará a marca de um milhão de habitantes apenas após a década de 70 dos anos 2000.

O estado do Acre deverá ser um dos últimos dos país a atingir um milhão de habitantes/Foto: ContilNet

O único outro estado do país a estar na mesma categoria do Acre é o Amapá, sendo seguido por Roraima, com previsão para 2039. A análise foi feita com base em diversos fatores, entre eles a concentração econômica e política.

O levantamento também fez análise de dados de censos antigos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para registrar os anos em que todas as unidades federativas chegaram à marca de um milhão.

Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram as primeiras, em 1872. Ainda no século 19, Pernambuco e São Paulo também atingiram um milhão. Todos os outros estados, com exceção dos que não atingiram essa marca, foram ainda no século 20. Durante o novo milênio nenhum estado do país ultrapassou a barreira de um milhão de habitantes.

A pesquisa aponta ainda que o crescimento populacional do Brasil já se encontra em declínio, e que a partir de 2041 o dado será negativo, com a população reduzindo ano após ano.

Confira o mapa feito pelo site Brasil em Mapas:

PUBLICIDADE