A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) entregou, nesta quinta-feira (5), 13.070 quilos de alimentos no Santuário Divina Misericórdia, beneficiando 13 casas terapêuticas e três entidades. Cada instituição recebeu 874 quilos de alimentos.
Os itens doados foram arrecadados durante a ação “Marcão e Amigos Contra a Fome”, realizada no dia 26 de novembro no estádio Arena da Floresta. A vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, participou da entrega.
VEJA MAIS: MC Daniel, Marcelinho e Tulio Maravilha destacam gol da solidariedade em jogo na Arena da Floresta
“Estamos aqui comemorando um ato de solidariedade. Queremos agradecer a todas as pessoas que participaram, a todas as pessoas que doaram, porque esse ato, essa ação é fundamental para a gente ajudar, porque chega nas pessoas”, disse a vice-governadora
De acordo com Antônio Balica, presidente da Apadec, a doação deve suprir a necessidade alimentar dos acolhidos por um período estimado de quatro meses. Ele destacou a importância do apoio às casas terapêuticas, que funcionam 24 horas e dependem de donativos para manutenção.
“Essa entrega vai ajudar muito nas entidades, principalmente a nós, de casas terapêuticas, que tínhamos a ideia de trabalhar uma campanha de alimentação para o final do ano, na qual pretendíamos arrecadar 400 kg de alimentos e aqui cada uma das entidades está levando ainda quase 1000 kg de alimentos. Então, isso é uma bênção, essa campanha, que está ajudando àquelas pessoas que necessitam e principalmente essas entidades que trabalham com pessoas acolhidas 24 horas”, destacou.
O padre Marcos Soares, representante da Casa Paroquial, também participou do evento e incentivou empresários a contribuírem em futuras campanhas.
“Principalmente nessa época do ano é que os corações ficam mais cheios de emoção e como é bom também partilhar o amor por meio do alimento, principalmente na mesa daqueles que mais necessitam. Quem vai ganhar isso aqui não é o povo que vai receber, mas sim aqueles que estão fazendo essa entrega e por isso aqui nós também gostaríamos de fazer um desafio para os empresários, para que no próximo ano possam se juntar a nós também, juntamente com a Apadec, com a Diocese, com as igrejas, com as instituições de caridade que prestam serviço com tanto amor e decência, para que possam levar o alimento à mesa de mais famílias que precisam, principalmente os mais necessitados”, disse o padre.
A segurança alimentar das casas de apoio segue como um desafio, e o governo do Estado reforça o compromisso com a realização de campanhas solidárias para arrecadação e distribuição de alimentos. Mailza Assis ressaltou a importância das ações no apoio às instituições que promovem acolhimento e reinserção social.
As 16 instituições beneficiadas prestam atendimento integral aos acolhidos e contam com o suporte do Estado para manutenção de suas atividades.
Confira a lista de organizações que receberam as doações:
- Centro masculino da Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos- Apadeq
- CT Desafio Jovem Peniel
- Instituto de Amparo Social Preparação de Profetas
- Caminho de Luz
- Tempo de Viver
- Comunidade Terapêutica Ômega
- Reconstruindo Vidas
- Vida Plena
- Associação Amigos do Peito – Aapei
- Lar Vicentino Dona Raimunda Odília
- Associação dos Pacientes Renais e Transplantados do Estado do acre – Apartac
- Acalfa – Associação Cristã Alfa
- Comunidade Terapêutica Arco-íris
- Shalon
- Casa Paroquial
- Casa de Acolhimento Feminino da Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos – Apadeq