Quase 5 milhões de pets estão em situação de vulnerabilidade no Brasil

Mais de 200 mil animais estão sob tutela de ONGs ou grupos de protetores independentes no país

Cerca de 4,8 milhões de cães e gatos estão em condições de vulnerabilidade no Brasil, segundo o Instituto Pet Brasil. Uma pesquisa do instituto, realizada durante o ano de 2024 e consolidada em novembro, foca na conscientização sobre o combate ao abandono de animais no país.

Segundo o estudo, por volta de 201 mil animais estão sob a tutela de ONGs ou grupos de protetores independentes. Entre eles, a enorme maioria é de gatos, com 92%, e 8% são cães.

Pesquisa foca na conscientização sobre o combate ao abandono de animais no país/Foto: Jay Wennington/Unsplash

Juliana Valverde, responsável por uma ONG que abriga 300 animais, afirma que os pets costumam fugir ou ficar mais desamparados no final do ano.

“O abandono é algo que nos preocupa o ano todo, mas ainda mais em dezembro, porque é muito comum nessa época as pessoas viajarem e deixarem seus animais ou eles fugirem por conta dos fogos, por exemplo. Além disso, estamos chegando na época do Natal e é importante lembrar que pet não é presente, não é um objeto. Por isso a conscientização é tão importante”, explica.

O Brasil tem avançado para a maior conscientização. Em março deste ano, o Senado Federal aprovou o PL 6.404/2019, que institui o “Dezembro Verde” como campanha para promover ações educativas e a reflexão sobre o abandono de animais, crime no Brasil desde 1998.

O Projeto de Lei ainda precisa da aprovação da Câmara dos Deputados para ser instaurado, mas o Dezembro Verde já é promovido em todo Brasil.

Diversas empresas abraçaram a causa animal no “Dezembro Verde”. Uma delas, a Guabi Natural lança, no próximo dia 9 de dezembro, a plataforma “Um pet é para sempre”, que oferece uma série de atividades voltadas para conscientização, incluindo uma ação interativa com os tutores para chamar a atenção da população.

O estudo do Instituto Pet Brasil foi feito e divulgado em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

PUBLICIDADE