O professor e maestro Afonso Eder Portela, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), representará a docência acreana no III Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos”, de 13 a 15 de fevereiro de 2025, na Universidade de Lisboa, capital de Portugal.
Na oportunidade, o maestro apresentará o artigo científico “Abordagens para Interpretação Vocal da Canção Amazônica Farinhada – O Caso Waldemar Henrique”. Tal pesquisa é oriunda do doutorado em Música pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).
“Coletei gravações de nativos amazônicos, oralizando a poesia da canção ‘Farinhada’. Com esse material sonoro, criamos uma Tabela Comparativa de Sotaques da Amazônia Brasileira, para, então, aferir sobre o posicionamento da voz e sons, analisando as experimentações performáticas da referida música”, relata Portela.
Afonso Portela ressalta que sua pesquisa não encerra a discussão a respeito do uso de vocábulos naturais de nativos da região amazônica como parâmetro interpretativo de canções, e sim oferece sim uma visão a mais para a interpretação e emissão vocal para o repertório em destaque.
“Fico honrado em contribuir com estudos sobre a prática artística na Amazônia, suas características e legados, além de compartilhar esses conhecimentos, representando o Acre, em um congresso internacional de música na Europa”, disse.
Maestro Afonso Portela
Afonso Eder Portela de Messias, 38 anos, rio-branquense, morador do Bairro Conjunto Esperança, possui graduação em Música pela Universidade Federal do Acre (2014), especialização em Música pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2018), mestrado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021) e cursa doutorado também em Música na Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).
Realiza pesquisas e palestras a respeito do uso de vocábulos naturais de fala para interpretação vocal de canções amazônicas. Tem experiência na área de Cuidados com a Voz, Técnica Vocal, Violão, Piano e Regência.
É servidor público de carreira da SEE, foi coordenador-geral da Escola de Música do Acre (Emac), no período de 2021 a meados de 2024, onde teve papel fundamental para a restruturação da unidade escolar após o período de pandemia, além de ser regente da Cantata de Natal nas dependências do Palácio Rio Branco, no centro da capital.