Alerta! Nenhum município do Acre atingiu nem metade de cobertura vacinal de gripe em 2024

Dados foram divulgados em um boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado na última semana

Na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou os dados referentes à campanha de vacinação de Influenza em 2024.

Vacinação está disponível para toda população, a partir de 6 meses de idade . Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Os números apresentados no boletim não são tão positivos. No geral, o Acre só conseguiu atingir pouco mais de 17% da cobertura vacinal no ano.

Além disso, até o momento, nenhum município do estado conseguiu atingir nem metade da cobertura do imunizante.

Entre os municípios, os isolados apresentam as melhores coberturas. Quem lidera é Porto Walter, com 47,53%, seguido de Jordão, com 37,34%.

A capital Rio Branco, que tem o maior número de habitantes, registrou apenas 30,48% de cobertura. No final da lista, Porto Acre, com 17,22%, apresentou o menor índice de cobertura entre todos os municípios.

Situação dos grupos prioritários

A situação também não é satisfatória entre os membros dos chamados ‘grupos prioritários’, aqueles que essencialmente precisam ser imunizados. Nenhum grupo conseguiu 50% de cobertura vacinal.

Apenas 33,08% do grupo prioritário de crianças foram imunizados, seguida de indígenas (29,92%), idosos (24,94%), idosos (24,94%), gestantes (18,85) e trabalhadores da Saúde, com apenas 15,03% de cobertura.

A Sesacre lembra que se você corre maior risco, a vacinação contra a gripe é especialmente importante.

“Quando você é vacinado, você reduz seu risco de ficar doente com gripe e possivelmente ser hospitalizado ou morrer de gripe. O Ministério da Saúde recomenda tratamento antiviral rápido contra gripe para pessoas com maior risco de complicações sérias, que tenham infecção por gripe ou suspeita de infecção por gripe”, explicou o boletim.

Inicialmente com previsão de término para 26 de outubro, a data foi prorrogada até 31 de janeiro de 2025. A medida visa ampliar o alcance da imunização da população, especialmente devido ao baixo índice de cobertura vacinal registrado até o momento. A população-alvo da campanha no Acre é composta por 311.069 pessoas.

A importância da vacinação

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, ressaltou a importância da vacinação como uma das principais formas de prevenção contra a gripe e suas complicações. “Reforçamos a vacinação contra a influenza, considerando que é uma das medidas de maior importância para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população em geral, especialmente entre os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, afirmou.

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal e coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, também destacou a necessidade de a população buscar a vacinação o quanto antes: “É fundamental que a população não deixe para se vacinar de última hora, principalmente com a chegada do inverno amazônico”, ressaltou.

PUBLICIDADE