O Acre segue como sendo o único estado a não registrar casos de microcefalia. O dado faz parte de informações divulgadas na terça-feira (24) pelo Ministério da Saúde. O levantamento, que faz referência a informações enviadas pelas secretarias estaduais de saúde até o dia 21 de maio, dá conta de que o número de bebês com diagnósticos de microcefalia confirmados no País chegou a 1.434.
O levantamento informa que 1.434 casos de microcefalia ocorreram em 517 municípios, de 25 Estados e do Distrito Federal. O fato de o estado acreano permanecer como única unidade sem diagnóstico repercutiu em grandes sites de notícia. Dentre os casos confirmados, 208 tiveram confirmação laboratorial para o vírus da zika.
Pernambuco é o Estado com o maior número de casos confirmados (359).
De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre, o estado já registrou 41 casos suspeitos de microcefalia desde o final do ano passado até a primeira semana de maio deste ano. Dos 41 casos, 37 são em residentes no Acre, 3 importados do estado de Rondônia e 1 caso importado do Amazonas.
Dos 37 casos residentes no Estado do Acre, 17 casos foram descartados por investigação clínica – epidemiológica e/ou laboratorial e 20 estão sob investigação (gráfico 09). Dos casos descartados 11 são do município de Rio Branco, 01 do Jordão, 01 de Feijó, 01 de Tarauacá, 01 de Porto Acre, 01 de Epitaciolândia e 01 de Cruzeiro do Sul. Não foram notificados no Estado casos de alterações do sistema nervoso central (SNC).
Com informações do Estadão