Uma equipe de cientistas forenses conseguiu reconstruir o rosto de São Nicolau em 3D e, pasmem, ele tem traços muito semelhantes À figura do Papai Noel!
O santo, que inspirou o Bom Velhinho, possui bochechas rosadas, uma barba volumosa e um semblante muito acolhedor. Te lembra alguém? São Nicolau de Mira viveu na Ásia Menor (atual Turquia) entre os séculos III e IV.
A reconstrução utilizou técnicas avançadas de análise forense e tomografia computadorizada. Além disso, o especialista combinou dados anatômicos e históricos. O resultado impressionou e bate com as descrições feitas do Santo em poemas e ilustrações do século XIX.
Como foi feita
O trabalho foi conduzido por Cícero Moraes, um especialista em reconstruções faciais.
Como base, o pesquisador utilizou o crânio atribuído ao santo. No processo, foi empregadaa uma série de métodos científicos.
A tomografia computadorizada capturou todos os detalhes do crânio. Já a análise forense ajudou a determinar as características faciais.
Por último, as fontes históricas foram usadas para ajustar traços como cor de pele, cabelo e barba.
Semelhança impressiona
Ao final do processo, a semelhança impressionou.
Quando terminaram, os cientistas tinham um rosto que refletia a aparência de um homem robusto, de aproximadamente 70 anos.
A aparência lembrou descrições clássicas do Papai Noel. Bochechas rosadas, um ar gentil e rosto largo estão presentes na imagem digital gerada por Cícero.
Homem saudável
Além disso, o estudo revelou um detalhe pra lá de curioso sobre os ossos de São Nicolau.
Eles apresentavam uma densidade mineral superior à medida para sua idade, o que indica uma saúde bem robusta.
Quem foi São Nicolau?
São Nicolau nasceu na cidade de Patara, no Império Romano, entre os anos 250 e 270, e morreu por volta de 335 a 370.
O homem se destacou por sua bondade, especialmente por ajudar os pobres e as crianças.
A generosidade de São Nicolau deu origem à figura do Papai Noel, cuja tradição de presentes começou com o herói folclórico holandês Sinterklaas.