Cristiano Ronaldo começou 2025 com um objetivo claro: chegar a mil gols na carreira. O primeiro do ano novo saiu nesta quinta-feira, no 3 a 1 do Al-Nassr sobre o Al-Okhdood, no Campeonato Saudita. Nas contas do atacante, agora ele tem 917, todos marcados em partidas válidas por alguma competição, por todos os times que defendeu, ou em amistosos e jogos oficiais da seleção de Portugal. Mas, na verdade, ele está mais perto do que pensa do milésimo. Embora na Europa não seja comum considerar gols feitos em amistosos de clubes, é justo incluir mais 39 anotados por ele em excursões e jogos de pré-temporada (veja lista completa no fim da matéria).
O craque do Al-Nassr totaliza, então, 956 gols marcados “de verdade”, seja em partidas ditas oficiais ou em amistosos contra equipes profissionais, desde os tempos de Sporting (dois gols) e passando por Manchester United (11), Real Madrid (23) e Juventus (três). Muitos deles em torneios de prestígio, contra outros gigantes europeus, como Milan, Inter de Milão, Chelsea e Manchester City. Pela seleção portuguesa principal, são 135 gols (22 em amistosos, que já são considerados na conta do craque). Prestes a fazer 40 anos, no dia 5 de fevereiro, Cristiano Ronaldo pode acelerar a contagem regressiva. O milésimo pode chegar, quem sabe, ainda em 2025.
Os 956 gols de Cristiano Ronaldo em jogos oficiais e amistosos (até 9/1/2025)
CLUBE/SELEÇÃO | GOLS EM JOGOS OFICIAIS | GOLS EM AMISTOSOS | TOTAL |
Sporting (POR) | 5 | 2 | 7 |
Manchester United (ING) | 145 | 11 | 156 |
Real Madrid (ESP) | 450 | 23 | 473 |
Juventus (ITA) | 101 | 3 | 104 |
Al-Nassr | 81 | – | 81 |
Seleção de Portugal | 113 | 22 | 135 |
Contagem de gols é sempre um assunto delicado. Ao considerar em sua conta somente os gols em jogos de competição ou amistosos oficiais com a seleção de Portugal, Cristiano Ronaldo evita a polêmica que se criou em torno dos gols de Pelé.
O rigor excessivo dos europeus “tira” cerca de 500 gols do Rei do Futebol. Pode fazer algum sentido quando se descontam os gols pelo Exército, defendendo a seleção paulista ou em jogos do Brasil ou do Santos contra combinados de times e seleções regionais.
Mas é exagero pensar que Pelé marcou apenas 767 gols, como defendem as contas “oficiais” feitas sob o critério europeu. Neste caso, todos os jogos do Santos em excursões pelo mundo são ignorados, desconsiderando o contexto da época. Amistosos que atraíam multidões aos estádios, em alguns casos verdadeiros clássicos contra esquadrões europeus como Milan, Inter de Milão, Real Madrid e Barcelona, ou rivais históricos sul-americanos, como River Plate, Boca Juniores e Peñarol.
Para uniformizar as contas, de Pelé e Cristiano Ronaldo, o ge contabilizou somente os gols do Rei do Futebol em jogos do Santos e do Cosmos por alguma competição ou em amistosos contra outras equipes profissionais, e no caso dos gols com a camisa do Brasil, valem apenas aqueles contra seleções principais. Não chegam aos badalados 1.283 gols, mas é muito mais do que dizem as contas dos europeus. Em jogos oficiais e amistosos time A x time A e seleção principal x seleção principal, Pelé anotou 1.174 gols.
Primeiro gol aos 17 anos, pelo Sporting
Agora, Cristiano Ronaldo. O português conta 782 em jogos de competição, pelos times que defendeu, e 135 pela seleção portuguesa, incluindo amistosos, totalizando 917 (mais do que os 767 de Pelé sob o critério “europeu”, parabéns para ele). Mas o atacante dono de seis Bolas de Ouro e seis prêmios da Fifa também jogou para estádios lotados ao redor do mundo com fãs que não esperavam três pontos em um campeonato, apenas queriam ver seus craques preferidos em ação, principalmente, claro, Cristiano Ronaldo. Jogos que não podem ser, simplesmente, apagados.
E o craque português, assim como Pelé, também tem gols feitos em jogos que envolvem combinados ou seleções regionais. Em 2007, por exemplo, ele balançou as redes contra um selecionado europeu com a camisa do Manchester United. Pelo Real Madrid, marcou contra um combinado da região de Murcia, na Espanha, em 2011. No ano seguinte, a vítima foi a seleção do Kuwait, também em pré-temporada. Também fez dois gols defendendo um combinado Al-Nassr/Al-Hilal contra o PSG, em 2023. Nenhum desses amistosos atende ao critério utilizado pelo ge, por isso eles não são considerados neste levantamento.
Mas desde o início da carreira, no Sporting, e depois com as camisas do Manchester United, Real Madrid, Juventus e Al-Nassr, Cristiano Ronaldo sempre disputou amistosos “pra valer”. Em um desses jogos de pré-temporada, aos 17 anos, ele fez seu primeiro gol, no dia 3 de agosto de 2002, que garantiu aos 45 minutos do segundo tempo a vitória por 3 a 2 do Sporting sobre o Betis, em um amistoso disputado na cidade de Maia, região metropolitana do Porto. E não foi um gol simples, não: lançado em velocidade, driblou o goleiro e chutou cruzado, de fora da área, encobrindo a marcação (veja abaixo, nos segundos finais do vídeo).
Pelo Real, Cristiano Ronaldo foi a estrela de inúmeras excursões de pré-temporadas, em lugares como China, Austrália e, quase todo ano, Estados Unidos, onde marcou contra times como América do México, Los Angeles Galaxy, Milan e Chelsea, entre outros. Sevilla e Celtic estão entre os times que sofreram gols de CR7 quando ele jogava pelo Manchester United, e com a camisa da Juventus deixou sua marca contra, por exemplo, Inter de Milão e Tottenham Hotspur.
É com esses gols que Cristiano Ronaldo dá um salto em sua corrida aos mil gols. Esqueça os 917 que ele mesmo insiste em contar. Pode anotar: com 956 na conta, CR7 está a apenas 44 do sonhado milésimo. Sem dever nada a ninguém.
Confira os gols de CR7 em amistosos, por clube:
SPORTING – 2 gols
- Betis 2 x 3 Sporting (1 gol)
- Alcanenense 0 x 12 Sporting (1 gol)
MANCHESTER UNITED – 11 gols
- Manchester United 6 x 0 Peterborough United (2 gols)
- Manchester United 6 x 1 Royal Antwerp (1 gol)
- Manchester United 1 x 0 Celtic (1 gol)
- Manchester United 4 x 1 Oxford United (2 gols)
- Manchester United 3 x 0 Sevilla (1 gol)
- Manchester United 2 x 2 Urawa Red Diamonds (1 gol)
- Manchester United 4 x 0 FC Seoul (1 gol)
- Manchester United 6 x 0 Shenzhen Xiangxue (1 gol)
- Al-Hilal 3 x 2 Manchester United (1 gol)
REAL MADRID – 23 gols
- Real Madrid 4 x 2 LDU (1 gol)
- Real Madrid 1 x 2 Juventus (1 gol)
- Toronto 1 x 5 Real Madrid (1 gol)
- América do México 2 x 3 Real Madrid (1 gol)
- Los Angeles Galaxy 1 x 4 Real Madrid (1 gol)
- Chivas Guadalajara 0 x 3 Real Madrid (3 gols)
- Hertha Berlin 1 x 3 Real Madrid (1 gol)
- Guangzhou Evergrande 1 x 7 Real Madrid (1 gol)
- Tianjin Teda 0 x 6 Real Madrid (1 gol)
- Milan 1 x 5 Real Madrid (2 gols)
- Bournemouth 0 x 6 Real Madrid (2 gols)
- Everton 1 x 2 Real Madrid (1 gol)
- Chelsea 1 x 3 Real Madrid (2 gols)
- Inter de Milão 0 x 3 Real Madrid (1 gol)
- Real Madrid 1 x 2 Fiorentina (1 gol)
- Real Madrid 2 x 4 Milan (1 gol)
- Manchester City 1 x 4 Real Madrid (1 gol)
- Real Madrid 2 x 1 Fiorentina (1 gol)
JUVENTUS – 3 gols
- Juventus 2 x 3 Tottenham Hotspur (1 gol)
- Juventus 1 x 1 Inter de Milão (1 gol)
- Juventus 5 x 0 Novara (1 gol)