PCdoB pequeno por culpa própria
Militante antigo do PCdoB, o professor José Uchoa fez até hoje, seguramente, a mais honesta meia culpa pela situação em que se encontra o partido, que já foi tão importante quanto o PT, dentro da Frente Popular. Ele disse à coluna que a desidratação dos comunistas é um processo de longo prazo, ao ponto de chegar num momento de correr o risco de perder uma posição estratégica, a vice prefeitura da capital. “Nós é que nos apequenamos’, admite o militante, que é pré-candidato a vereador.
Desleixo
Na lista de desleixos dada pelo militante Zé Uchôa, há de desapego a programática socialista dos comunistas, o apego aos cargos e o relaxamento pelo longo tempo no poder. Uchôa acha que, caso não se remexa, o PCdoB se apequenará ainda mais.
Troca-troca que beneficia
Mesmo diante da meia culpa feita por Zé Uchôa, não é de se ficar com pena do PCdoB. Os comunistas não estão assim tão mal. E devem até se beneficiar, caso o PSB emplaque a vice de Marcus Alexandre (PT), a professora doutora Socorro Neri. É que para ela compor a chapa e Rio Branco, o partido dela foi para o sacrifício em Cruzeiro do Sul. César Messias, deputado federal do PSB, que está muito bem, obrigado, em Brasília, vai ter que ir para a rua na principal cidade do Juruá. Ai, caso César vença a eleição, assume em seu lugar um camarada, o professor Moisés Diniz, ex-deputado estadual.
Cargos dos camaradas
Além de correr o risco de assumir uma cadeira em Brasília, com César Messias se elegendo prefeito de Cruzeiro do Sul, o PCdoB navega em cargos de primeira hora no governo Tião Viana (PT). Senão vejamos: Edvaldo Magalhães no Depasa, Fabrício Lemos na direção do HUERB, a direção da Policlínica do Tucumã, além de 90% dos cargos comissionados da saúde.
Choro no Seaprof
Nil Figueiredo deixou um monte de viúvos na Seaprof, onde tratava os servidores com muita gentileza. Esses dias, ao retornar à casa, ouviu o chororô.
Chegada belíssima
Diante da crise alardeada, os prefeitos do interior se danam a chorar. O de Epitaciolândia, André Assem (PR), faz diferente: coloca a equipe para trabalhar. Ele comanda, por exemplo, uma das obras mais importantes do interior do Acre, a duplicação da BR-317, na chegada da cidade. Ele tem sorte de ter uma boa arrecadação na região, devido ao grande número de empresas registradas e que atuam no município, mas as obras do porte dessa duplicação são frutos de seu bom relacionamento com a bancada federal, em Brasília. Arrancou muitas emendas da ex-deputada Antônia Lúcia (PR) e do senador Sérgio Petecão (PSD).
Reeleição da Rosana
Nenhum presidente do Sinteac, nos últimos anos, conseguiu agradar os servidores da Educação mais do que a Rosana Nascimento. Ela é elogiada por despolitizar o sindicato. Por isso deverá ser reeleita com folga.
De azul sem bolinhas
Marcus Alexandre colocou uma camisa azul nesta terça-feira e foi ao Parque de Exposições, onde o governo realiza todo ano a feira agropecuária. Ele não tem nada a ver com a festa, mas foi lá e ganhou as manchetes.
Ausência do PSDB
Um dos maiores partidos de oposição, o PSDB foi respeitado, mesmo estando ausente da reunião das oposições, ocorrida nesta segunda-feira, 06, na sede do PR, da ex-deputada Antônia Lúcia. “Vamos respeitar o momento deles. Na próxima reunião eles estarão conosco”, disse o senador Sérgio Petecão (PSD), que comanda a comissão pela candidatura única.
Luta pela candidatura única
Sérgio Petecão (PSD), a rigor, não poderá ser acusado de omisso na luta pela candidatura única. Até porque afirma que continuará brigando até a exaustão pela junção das siglas.
Nem macaco
Não tem macaco hidráulico que alavanque a candidatura do empresário Jorge Catalã (PP) à prefeitura do Quinari. “Todo mundo corre risco de ganhar aqui: a Branca, o Nei do Miltão e o André Maia. Mas ele…”, disse à coluna um ex-prefeito. Catalã é a aposta do prefeito James Gomes (PP), cuja rejeição, mostrada por pesquisas, ultrapassa os 50 pontos.
Sem forças
Presidente da Executiva Regional do PDT, o ex-deputado Luiz Tchê perdeu forças nessas eleições. Por isso precisa se apressar em voltar para a Assembleia Legislativa, em 2018.
Apoio ao Artêmio
Pode até não ter um candidato a vereador oficialmente, mas a cúpula da igreja Assembleia de Deus em Rio Branco vai apoiar o vereador Artêmio Costa (PSB). Ele tem crédito na casa por ter ajudado no processo de dar ao suplente Marcos Lima, filho do pastor Luiz Gonzaga, dois meses de mandato.
Negócios do Acre
Negocio dois terrenos grandes na avenida Marinho Monte, em Brasiléia. Meu contato: 9922-2118 e e-mail [email protected].