“Compartilhe vida. Doe sangue”: Ifac convida servidores a fazer doação de sangue

O Instituto Federal do Acre (IFAC) está promovendo, nesta semana, uma campanha de incentivo à doação de sangue com os servidores e colaboradores da instituição nos campi e Reitoria. A ação capitaneada pela Coordenação de atenção à saúde e qualidade de vida (COSVI) e Diretoria Sistêmica de Comunicação (DSCOM) marca a passagem do Dia Mundial do Doador de Sangue, na terça-feira, 14 de junho.

Com o slogan “Compartilhe vida. Doe sangue” a proposta é incentivar a prática regular da doação voluntária de sangue entre o público do Instituto como explicou a coordenadora da COSVI, Marcelle Araújo. “Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. É preciso criar o hábito de doar. A COSVI está apoiando essa campanha que tem como principais objetivos desmistificar concepções acerca da doação, além de sensibilizar e reiterar a importância da doação como um ato de amor ao próximo. A doação deve ser pensada como um ato de cidadania”, destacou.

sangyeNesta segunda-feira, 13, a enfermeira Sirlei Janete Silvestre junto com a equipe da COSVI estará nos setores da Reitoria e Anexo convidando os servidores para participar da campanha e tirando dúvidas acerca da doação.

Para ser um doador, existem alguns requisitos básicos, como ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg, não ter ingerido bebida alcoólica. No ato é necessário apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato à doação.

Não podem doar: pessoas que tenham tido resfriado (devem aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas), grávidas, lactantes, pessoas que tenham feito tatuagem e/ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses. Quem tiver contraído Hepatite após os 11 anos de idade, doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, uso de drogas ilícitas injetáveis ou Malária também está impedido de doar sangue.

Homens que estiverem aptos, podem doar sangue até quatro vezes por ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo de 90 dias. Mais informações podem ser encontradas no site do Portal Brasil.

PUBLICIDADE