Conheça Brenda Barreiros, acreana que busca se consolidar no mundo da moda de Milão

A stylist já está em Milão há alguns anos e segue buscando galgar espaços cada vez maiores no mercado da moda

O mercado da moda é envolto em torno de muito glamour e até mesmo um pouco de suspense, por isso, é comum que os olhos para este universo se voltem com um tanto de curiosidade.

Brande é acreana e foi à Milão em busca de seu sonho de trabalhar com moda/Foto: Cedida

Além disso, é comum que muitos sonhem em poder trabalhar dentro deste mercado, entretanto poucos conseguem alcançar esse espaço, menos ainda chegam a atuar em uma das, senão a, grandes capitais da moda no mundo, a cidade de Milão, na Itália.

Brenda Barreiros, de apenas 26 anos, é uma dessas pessoas que conseguiu chegar lá, e poder trabalhar com moda em um dos espaços mais privilegiados do globo quando falamos do mercado fashion.

Atuando como stylist, diretora criativa e criando conteúdos relacionados ao universo com o qual trabalha. Como ela mesmo resume: “Eu crio imagens de moda e relacionados”.

Apesar de parecer um universo muito distante do estado do Acre, ela revela que muitas das portas foram abertas quando ainda estava na cidade de Rio Branco. “As portas que se abriram em Rio Branco, principalmente com Gleice Damasceno, que acreditou em mim e me colocou em contato com estilistas como Fabrício  Neves, equipe da PatBo, foram muito importantes, Produzi ela para o tapete vermelho da Marvel, para sua collab com Instagram e Lollapalooza”, revela, afirmando também que o trabalho com a influenciadora Jessica Ingrede, durante a Copa do Mundo também foi importante.

Sobre seus trabalhos em Milão que tiveram grande impacto, ela destaca Dhruv Kapoor, designer indiano que vem se destacando mundialmente desde a segunda metade da década passada; MM6, que é uma casa de moda de luxo parisiense, além da marca emergente italiana Alchetipo.

O look de Gleice foi produzido pro Barreiros/Foto: Reprodução

“Todos eles me marcaram de uma forma diferente e me colocaram diante de novos desafios, seja pela língua, pela pressão, ou as diversas outras situações, todas são cruciais nesse começo”, explica Barreiros. 

Sobre a vida envolta no mundo da moda e as experiências no velho continente, ela brinca, dizendo que a vida não é tão glamourosa quantos muitos imaginam, mas que vale a pena todo o esforço.

“É mais corrida, muito menos glamourosa do que parece, com muitas greves do metrô e cafezinhos no caminho, mas é lindo demais, todo dia tenho oportunidade de aprender mais sobre o que eu amo, então acordo e durmo agradecendo a Deus pela oportunidade”, conta.

Sobre como a moda chegou em sua vida, ela comenta que sempre teve algo dentro de si que tocava neste espaço, e revela que sua avó foi parte fundamental da semente deste sonho.

“Esse era um segredo escondido no meu coração por anos, desde muito pequena costumava desenhar vestidos pra minha avó, ela me levava pra comprar tecidos, ir na costureira e me aventurar no processo, é uma das minhas memórias mais antigas e que mais tenho carinho. Mas parando pra pensar, minha mãe sempre me dava revistas de moda e passava dias e dias fazendo colagens, não gostava muito de Barbies, mas amava recortar as coleções e colocar no meu caderno”, contou.

Barreiros diz que sonha em um dia se tornar diretora criativa de uma grande grife/Foto: ContilNet

Apesar de estar vivendo experiências únicas, podendo ser considerada como a realização de um sonho para milhares de pessoas no país, ela diz que sente muita saudade do Brasil e do calor do povo brasileiro.

“Muita saudade! Admito que passei baixo nessa semana de carnaval, queria estar nos bloquinhos, já tem 2 anos sem e ano que vem também não vou poder participar, então dá aquela dorzinha no coração. Sinto falta da minha família, meus gatos e meus amigos, mas no quesito país, sinto falta do calor do brasileiro, dessa atmosfera tranquila que a gente tem. Quando eu chego no Brasil eu me sinto verdadeiramente abraçada, afinal é minha casa com muito orgulho”, disse.

Além disso, ela reforça que o apoio da família foi muito importante, e que seguir os sonhos faz parte da criação que teve desde seu berço. “tive muito apoio sim, não só da minha família, como amigos também, sou muito grata por tudo! Meu pai era um sonhador nato e minha mãe também segue sonhando dia após dia, não só por futuro melhor pra nossa família, mas em outras também, buscando sempre se superar, então eu tive bases sólidas de sonhadores e guerreiros que me inspiram diariamente”.

Sobre trabalhos no estado do Acre, ela revela que tem vontade de realizar colaborações com artistas locais e que pensa em desenvolver o ensino de moda.

“Tenho muita vontade de continuar produzindo com os artistas do nosso estado, que não são poucos e, com certeza, muito talentosos. Outro ponto que quero desenvolver é a expansão do ensino da moda, abordando sua história, as artes relacionadas, os debates que incorporam o tema e as técnicas de produção criativa. Isso não envolve necessariamente a fabricação de peças, mas sim a manipulação delas”, contou.

Barreiros ja colaborou com grandes nomes da indústria, como Dhruv Kapoor, MM6 e Alchetipo/Foto: Cedida

Sobre um sonho para o futuro, ela diz que assumir a direção criativa de grandes casas de moda é sim um grande objetivo em sua carreira. 

“Isso demanda um caminho longo, com uma boa pitada de ‘ser a pessoa certa, na hora certa’, em meio ao talento, às condições, ao esforço, às oportunidades e a outros milhares de desafios. Ainda há a ressalva para aqueles que não optaram por fazer design de moda, mas, mesmo assim, alcançaram grandes feitos”, encerra.

PUBLICIDADE