Faltando um ano e três meses para a Copa do Mundo de 2026, nove seleções vivem a expectativa de garantir suas vagas na competição nas rodadas duplas desta Data Fifa, em três confederações.
A primeira seleção classificada em campo, que se juntará aos anfitriões Estados Unidos, México e Canadá, pode ser conhecida na manhã desta quinta-feira. Líder do seu grupo nas Eliminatórias da Ásia, o Japão entra em campo às 7h35 (horário de Brasília) e estará na Copa de 2026 se vencer o Bahrein, em Saitama, pela sétima rodada da terceira fase da competição. Um empate também pode servir, dependendo dos outros resultados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/S/i/rmNMQvTXiOjR1OjG0T2Q/moriyasu-japan-01-china-daizen-maeda-junya-ito-2022-kenichi-arai.jpg)
Junya Ito (direita) foi o destaque do Japão na vitória sobre a China pelas Eliminatórias Asiáticas — Foto: Kenichi Arai
Outras três seleções da Ásia poderão se classificar nesta Data Fifa, mas somente na rodada seguinte, terça-feira. É o caso de Coreia do Sul, Irã e Uzbequistão.
Na América do Sul, a atual campeã mundial Argentina também tem chance de carimbar sua vaga após as duas partidas desta rodada dupla, os clássicos contra Uruguai (fora) e Brasil (em casa). E na Oceania, a disputa está nas semifinais, com Nova Caledônia, Taiti, Nova Zelândia e Fiji lutando por uma vaga direta e outra para a repescagem.
AMÉRICA DO SUL
Líder das Eliminatórias da Conmebol, com 25 pontos, a Argentina precisa terminar a rodada dupla pelo menos 13 pontos à frente do sétimo colocado, que hoje é a Bolívia, com 13 pontos, tendo a Venezuela logo atrás, com 12. O técnico Lionel Scaloni não poderá contar com Lionel Messi, com desgaste muscular, e Lautaro Martínez, cortado nesta quarta por lesão.
Combinações que classificam a Argentina nesta Data Fifa:
- DUAS VITÓRIAS – Chega a 31 pontos, e precisará que a Bolívia vença no máximo uma das suas partidas, contra o Peru (fora de casa), nesta quinta, ou Uruguai (em casa), terça-feira.
- UMA VITÓRIA E UM EMPATE – Com 29 pontos, precisará que a Bolívia perca um dos seus jogos ou empate os dois, e que a Venezuela não vença pelo menos uma de suas partidas, contra o Equador (fora de casa), sexta-feira, e Peru (em casa), terça.
- UMA VITÓRIA – Com 28 pontos, só vai se classificar nesta Data Fifa caso Bolívia não vença nenhum dos seus jogos e que a Venezuela perca uma de suas partidas ou empate as duas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/p/z/wkKJcoRtG0A2mtEdoftw/000-344c6ta.jpg)
Lionel Scaloni em Brasil x Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo — Foto: Carl de Souza / AFP
ÁSIA
As Eliminatórias da Ásia estão na terceira fase, faltando quatro rodadas para o fim, e as duas melhores seleções de cada grupo garantem vaga na Copa do Mundo. Os terceiros e quartos de cada chave ainda terão chance de classificação na quarta fase, quando haverá três vagas em disputa.
Veja a situação de cada seleção:
- JAPÃO – Lidera o Grupo C com 16 pontos. Vencendo, está na Copa. Se empatar, poderá garantir a vaga se a Indonésia (seis pontos) não vencer a Austrália (segunda colocada, com sete) e houver empate entre Arábia Saudita e China, ambas com seis pontos. Mesmo que não se classifique nesta quinta, o Japão terá outra chance terça-feira, quando receberá a Arábia Saudita.
- COREIA DO SUL – Lidera o Grupo B com 14 pontos e precisa de combinação de resultados para se classificar nesta Data Fifa, pelo menos um tropeço de Iraque (11) ou Jordânia (nove) nas duas rodadas.
- IRÃ – Lidera o Grupo A com 16 pontos e precisa vencer os Emirados Árabes, nesta quinta, e ao menos empatar com o Uzbequistão, terça, para se classificar nesta Data Fifa.
- UZBEQUISTÃO – Segundo colocado do Grupo A, com 13 pontos, depende de uma combinação de resultados: vencer o Quirguistão (três pontos) nesta quinta e o Irã na terça, além de torcer para a seleção dos Emirados Árabes (dez pontos) não conseguir mais do que um ponto nas duas rodadas e o Catar (sete pontos) tropeçar em pelo menos uma das suas partidas.
OCEANIA
Uma classificação que é certa de sair nesta Data Fifa é a da Oceania, que pela primeira vez terá uma vaga garantida no Mundial, além de uma segunda chance na repescagem – entre 1966 e 1982, os países da região competiram junto com a Confederação Asiática de Futebol por uma só vaga na Copa, e a partir de 1986 o vencedor das Eliminatórias da Oceania passou a jogar uma repescagem continental.
Quatro seleções disputam as semifinais da Oceania. Nesta quinta, às 23h (horário de Brasília), a Nova Caledônia receberá o Taiti. Na madrugada de sexta, às 3h (de Brasília), Nova Zelândia e Fiji se enfrentarão em Wellington em busca da segunda vaga na decisão das Eliminatórias. Os vencedores disputarão a classificação para a Copa na madrugada de segunda-feira (3h10, no horário de Brasília) – o perdedor irá para a repescagem.
