Mulheres acolhidas no Parque de Exposições, em Rio Branco, participaram de uma roda de conversa promovida pela prefeitura, através do departamento de políticas para mulheres da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). A atividade, realizada na manhã de quarta-feira (19), faz parte do “Março Mulher”.

A SASDH realizou o evento em alusão ao Março Mulher/Foto: Reprodução
Durante a ação, conduzida pela gerente do departamento de políticas para mulheres, Rila Freze, pela equipe técnica da Casa Rosa Mulher e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Dilaina Costa, as participantes compartilharam suas histórias, reflexões sobre os avanços na política pública e a importância do enfrentamento à violência doméstica. Além das discussões, houve sorteios de brindes e produtos de beleza.
O principal objetivo da ação foi promover o diálogo, a conscientização e o fortalecimento das mulheres acolhidas no abrigo. Para Rila Freze, essas iniciativas são essenciais para estimular debates sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência.
“Essas ações são necessárias para estimular o diálogo aberto e a reflexão conjunta, construir coletivamente conhecimento sobre as conquistas e direitos das mulheres, desconstruir ideias, repensar atitudes e refletir sobre a desigualdade e violência contra mulheres. É importante reafirmar conquistas e direitos para que possamos construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero”, destacou a gerente.
Ainda segundo Freze, momentos como esse também promovem empatia e respeito, além de fortalecer a oralidade e a interação entre as mulheres, especialmente aquelas que estão em situação de vulnerabilidade nos abrigos da cidade.












