Membros do Colegiado de Letras/Inglês da Ufac combatem sucateamento dos curso de língua estrangeira na instituição

A nota veio como resposta direta ao post feito pelo perfil oficial do Centro Acadêmico de Letras/Inglês (@caliufac), que foi inflamado por fake News após a referida reunião

Em post divulgado nesta sexta-feira (21) via Instagram (@elli.ufac), docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac) vieram a público denunciar tentativa de sucateamento dos cursos de língua estrangeira.

Confira aqui.

A nota, assinada pelos professores Alcicléia Valente, Camila Volker, Maysa Dourado, Rogério Correia, Saide Feitosa e Victor Santiago, é uma resposta às mensagens e postagens difamatórias sendo feitas desde o dia 19 de março, quando foi votado em reunião do Colegiado sobre a mudança no perfil exigido para concursos docentes e bancas avaliadoras.

Com a votação, estabeleceu-se que o perfil do egresso e de membros da banca esteja relacionado a pesquisas relacionadas à língua inglesa e à formação docente do profissional de inglês (que precisa ser fluente no idioma). O grupo que assina o post destacou ainda que isso não exclui quaisquer programas de pós-graduação, incluindo o Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI), que é um programa multidisciplinar com pesquisas de ponta, único com nota 5 na região Norte.

A decisão do colegiado leva em consideração a importância do programa e apenas enfatizou a importância do perfil do candidato estar relacionado aos estudos em língua inglesa, em perspectiva decolonial, levando em consideração as demandas do estado do Acre.

“Mestres e doutores formados pelo programa em questão continuam sendo plenamente elegíveis ao concurso, desde que suas pesquisas estejam diretamente relacionadas à língua inglesa, seja em seus aspectos linguísticos, literários, culturais ou pedagogicos”, destaca a nota postada no perfil do Programa de Extensão – Estudos de Língua e Literaruras Inglesas (Elli).

A nota veio como resposta direta ao post feito pelo perfil oficial do Centro Acadêmico de Letras/Inglês (@caliufac), que foi inflamado por fake News após a referida reunião.

Confira a nota

Na postagem feita em 19 de março, foi afirmado que o Colegiado do mesmo curso aplicou uma tentativa de prejudicar os egressos do PPGLI, destacando que a prática “desvaloriza o investimento público feito pela Ufac na formação de pesquisadores”.

Em resposta, a nota dos professores destacou que “a definição de áreas de concentração não é excludente, mas um critério técnico para assegurar que os futuros docentes tenham qualificação específica na área de Letras/Inglês”.

PUBLICIDADE