Mesmo com limitações, jovem cursa o ensino médio no interior do Acre e se torna exemplo de superação

Sua habilidade com a escrita aliada a inteligência o credenciaram como Diretor Nacional de Políticas Públicas do observatório BPC

Residente no bairro Eugênio Areal, em Sena Madureira, o jovem Samoel Andrade é exemplo de fé, força e superação. Ele foi acometido por paralisia cerebral infantil e acabou perdendo os movimentos em membros inferiores e superiores. Mesmo assim, a sua determinação em atingir seus objetivos se evidenciam maiores do que qualquer dificuldade que possa existir.

O jovem senamadureirense concluiu com êxito o 1º ano do ensino médio/Foto: ContilNet

No ano passado, o jovem senamadureirense concluiu com êxito o 1º ano do ensino médio e neste ano, iniciou uma nova etapa em sua vida escolar, no Dom Júlio Mattioli, um dos colégios mais conceituadas do município.

“O início de 2025 tem sido um período de muitas mudanças e desafios, mas também de conquistas importantes. No dia 10 de março, comecei a estudar o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Dom Júlio Mattioli, um lugar onde sempre quis estudar. Fui recebido com muito respeito e apoio pelo diretor Zezinho Pinheiro, pelos professores, funcionários e, claro, pelo meu assistente escolar Elizeu, que tem sido fundamental para minha adaptação. Estou muito feliz por essa nova fase e determinado a continuar avançando nos estudos. Cada desafio que enfrento me dá ainda mais força para continuar. Sempre acreditei que a determinação e a união fazem a diferença, e é isso que me motiva todos os dias. Obrigado pelo espaço e pelo interesse em compartilhar essa história”, escreveu Samoel do seu próprio punho.

Em face do problema que teve, Samoel utiliza cadeira de rodas e tem o acompanhamento de um mediador.

Para o professor Zezinho Pinheiro, gestor da escola Dom Júlio Mattioli, Samoel Andrade é um grande exemplo para todos. “ O Samuel é um aluno brilhante. É um exemplo na nossa escola. Apesar das dificuldades físicas que ele foi acometido, ele é um aluno assíduo, inteligente, escreve muito bem, produz textos que a gente fica analisando e admirando. A avaliação altamente positiva com relação ao Samuel. Participa de todas as atividades. Isso é a prova de que todos têm capacidade. Recebemos o Samoel de braços abertos e ele tem correspondido à altura”, frisou.

Sua habilidade com a escrita aliada a inteligência o credenciaram como Diretor Nacional de Políticas Públicas do observatório BPC.

“Além da escola, sigo atuando na Rede Observatório BPC, onde sou Diretor Nacional de Políticas Públicas. Desde o começo do ano, estou na linha de frente da luta contra o Veto nº 38 de 2024, que prejudica milhares de pessoas com deficiência e idosos no Brasil. Trabalhei ao lado do presidente da Rede, Vinicius Mariano, e de vários colegas para aprovar moções de repúdio ao veto em câmaras municipais e assembleias legislativas. Aqui em Sena Madureira, conseguimos ser o primeiro município do país a aprovar essa moção, graças ao meu contato com o vereador Denis Araújo, que prontamente levou a proposta à Câmara Municipal.

“Já conseguimos mobilizar três cidades no Acre, incluindo Rio Branco, mas ainda enfrentamos dificuldades para conseguir o apoio da Assembleia Legislativa do estado. Mesmo assim, sigo firme, buscando contato com vereadores de todo o Brasil pelas redes sociais e mostrando que essa é uma luta essencial”, destacou.

Samoel confirmou ao ContilNet que quando terminar o ensino médio, seu sonho é fazer o curso de Direito. Ele também pretende se candidatar a deputado estadual em 2026. 

PUBLICIDADE