O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nesta terça-feira (25) sobre o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que o acusa de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado em 2022. O processo que está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) envolve também outros sete aliados de Bolsonaro.
Em entrevista a jornalistas em Brasília, Bolsonaro demonstrou confiança no julgamento e afirmou: “Eu estou bem. A gente sempre espera justiça. Não há fundamentação nas acusações feitas de forma parcial pela Polícia Federal.” Sua declaração aconteceu pouco antes do início do julgamento no STF, onde ele fez uma aparição surpresa, ocupando a primeira fila do plenário ao lado de seus advogados.
O julgamento, que marca o início da análise da denúncia, está sendo conduzido pela Primeira Turma do STF. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro e seus aliados serão formalmente acusados de participação em um plano para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. A acusação envolve a formação de uma organização criminosa com o objetivo de executar ações golpistas, que culminaram nas invasões e depredações dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
FIQUE POR DENTRO: STF: acompanhe ao vivo sessão que pode tornar réus Bolsonaro e aliados
Se a denúncia for acatada, a ação penal será instaurada, e o processo legal continuará com coleta de provas, depoimentos e outras etapas judiciais, garantindo o contraditório e a ampla defesa aos acusados. O julgamento do STF pode definir os rumos do caso, decidindo se Bolsonaro se tornará réu e se o processo de julgamento avançará.

