Um dos irmãos de Leandro Mendes do Santos, de 18 anos, baleado após uma tentativa de assalto na Escola Maria Raimunda Balbino, em Rio Branco, já havia prestado serviços no local e, possivelmente, conhecia o vigilante Raimundo de Assis de Souza Filho, morto durante a ação criminosa na manhã de segunda-feira (7). A informação foi confirmada pela Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (Dcore).
De acordo com o delegado Leonardo Santa Bárbara, coordenador da Dcore, o irmão de Leandro — que não teve o nome revelado — foi detido pela Polícia Militar do Acre (PM-AC) ao tentar retirar o suspeito baleado do local. Ele foi levado à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde prestou depoimento e acabou liberado, já que não houve comprovação de envolvimento direto na tentativa de roubo.
“Ouvi dizer que era reeducando prestando serviço lá, mas não comprovei essa informação ainda. Não tem nada nos autos que comprove isso [a participação na tentativa de assalto]. No momento, só suposição. Tanto que não foi flagranteado”, afirmou o delegado.
Leandro foi encontrado ferido do lado de fora da escola, com um tiro no pescoço, após pular o muro durante a fuga. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), passou por cirurgia e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Rio Branco. Segundo o diretor do hospital, Lourenço Vasconcelos, o estado de saúde dele é grave.
VIGILANTE FOI MORTO EM CONFRONTO
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento exato em que o vigilante Raimundo de Assis foi morto durante a tentativa de assalto. O crime aconteceu por volta das 5h43 da manhã. Nas imagens, é possível ver o vigilante caminhando por um dos corredores da escola, de costas. Ao se virar, ele se depara com os criminosos. Um deles aponta um revólver na direção de Raimundo, que reage tentando segurar a arma do suspeito enquanto saca a sua. Durante a troca de tiros, ele foi atingido e acabou morrendo em uma das salas.
FIQUE POR DENTRO: Invasão a escola deixa vigilante morto e assaltante gravemente ferido; veja os detalhes
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para a remoção do corpo, e a Polícia Civil realizou a perícia no local com o apoio de policiais do 1º Batalhão da PM. Ainda no mesmo dia, um segundo suspeito foi capturado no bairro Pista. Já o terceiro envolvido no crime permanece foragido.

