O movimento social Pró-Guarda Municipal, que reúne atualmente cerca de 300 apoiadores, entre cidadãos, empresários, estudantes e profissionais da segurança privada, deu mais um passo importante em direção à criação de uma Guarda Municipal no Acre.
Em uma reunião realizada nesta semana, representantes do movimento se reuniram com o deputado estadual Pablo Bregense, que se comprometeu a levar a pauta adiante na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC).
De acordo com o ex-vereador de Cruzeiro do Sul, Clerton Souza, um dos articuladores do movimento, a iniciativa é totalmente suprapartidária e tem como objetivo fortalecer a segurança pública municipal, especialmente em cidades como Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
“A gente resolveu se reunir hoje, aproveitando a agenda do deputado Pablo, e conversamos sobre os avanços do anteprojeto que já está em tramitação na prefeitura. Nosso objetivo agora é buscar apoio político mais amplo”, afirmou Clerton.
A articulação já conta com o apoio de figuras importantes da política local, como o coronel Ulysses, o senador Alan Rick, os vereadores Heber Machado e Zé Lopes. Além disso, o movimento recebeu o respaldo da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, representada na reunião por Luiz Cunha e Thiago, fortalecendo a ponte com o setor privado.
Durante o encontro, ficou deliberado que o deputado Pablo fará uma indicação formal ao Governo do Estado para que o Executivo também apoie a criação da Guarda Municipal nos municípios acreanos.
“A gente quer sentar, dialogar, juntar forças entre Estado e municípios. Em Rio Branco, por exemplo, já existe um avanço significativo, com o apoio de vereadores e da comunidade local”, explicou Clerton.

Representantes do movimento se reuniram nesta semana com o deputado estadual Pablo Bregense. Foto: Ascom
A expectativa é de que, com o apoio parlamentar, seja possível viabilizar emendas e recursos para estruturar a futura corporação, com investimentos em prédios, viaturas, equipamentos e EPI. Segundo Clerton, o secretário municipal de segurança pública poderá ser convidado para uma reunião com membros da comissão Pró-Guarda Municipal, vereadores e representantes da sociedade civil para discutir os próximos passos.
Clerton também destacou o entusiasmo do prefeito Zequinha Lima e do secretário Rafael Samson com a ideia. “Vejo com bons olhos essa iniciativa. Rafael é um entusiasta, sempre demonstrou muito interesse em ver esse projeto sair do papel.”
A comissão segue mobilizada e já planeja ampliar o diálogo com a imprensa local, vereadores e a população cruzeirense. Com o fortalecimento das articulações, o movimento pretende consolidar uma proposta sólida e viável para a implantação da Guarda Municipal no Acre.
Foto: Divulgação

