Homem que manteve tradição do roubo de galinhas é punido com ripadas por facção no Acre

Segundo vídeo que circula nas redes sociais, homem foi brutalmente espancado

Em Marechal Thaumaturgo, município do interior do Acre, no Alto Juruá, um homem tentou manter viva a tradição do furto ou roubo de galinhas no Sábado de Aleluia, uma prática comum e existente há muitos anos em comunidades do interior do Brasil, e acabou por se dar mal.

Homem que tentou manter tradição do roubo de galinhas em Sábado de Aleluia é punido com ripadas por facção no Acre. Foto: Reprodução

O “roubo de galinha” no Sábado de Aleluia tem, tradicionalmente, uma conotação de pilheria, muitas vezes com o dono do animal roubado e abatido para o almoço do fim da quaresma, período em que os católicos se abstém de comer carne.

Mas, no sábado (19), no município do Vale do Juruá, o que parecia ser uma brincadeira acabou em confusão e num caso típico em que a polícia terá que agir, já que o furto de galinha, mesmo em Sábado de Aleluia, segundo a lei, é crime caracterizado pelo Código Penal Brasileiro, e o envolvido no caso chegou a ser punido a ripadas por membros de uma facção atuante no município.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o homem segurando duas galinhas e ele admite tê-las roubado de um galinheiro no município. Ele afirma ainda que o ato não voltará a se repetir. Segundo relatos de moradores, o homem teria sido punido por membros de um grupo criminoso atuante na região, com uma surra de ripas.

Na gravação, outros homem surgem com uma ripa e inicia o espancamento. Uma terceira pessoa, que aparentemente lidera a ação, instrui para que o agressor evite golpes na cabeça da vítima. Após diversas pancadas, a mesma pessoa ordena o fim da agressão.

Até o momento, não há informações se a vítima da agressão precisou de atendimento médico. Também não se sabe se os responsáveis foram identificados ou detidos pelas autoridades.

PUBLICIDADE