Medalhista olímpico morre aos 30 anos ao ser atingido por trem na França

Josaia Raisuqe, atleta de Fiji e vice-campeão nos Jogos de Paris, foi vítima de um acidente enquanto dirigia rumo ao treino

Uma tragédia abalou o esporte nesta quinta-feira (8): o jogador de rúgbi Josaia Raisuqe, de 30 anos, morreu após seu carro ser atingido por um trem na cidade de Castres, na França. O atleta, que integrou a equipe de Fiji medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, estava a caminho do treino no momento do acidente quando a colisão ocorreu em uma passagem de nível, o impacto foi fatal. Assim que o elenco do clube foi informado, os treinamentos foram suspensos e a partida marcada para este sábado foi adiada.

O Castres Olympique, clube francês onde Raisuqe atuava desde 2021, lamentou publicamente a morte do jogador. “É com imenso pesar que soubemos do falecimento do nosso atleta Josaia Raisuqe, nesta manhã, em um acidente de trânsito. Ele era muito querido pelos colegas e pelos torcedores. Toda a família do Castres está devastada”, escreveu o time nas redes sociais.

O jogador de rúgbi Josaia Raisuqe, de 30 anos, morreu após seu carro ser atingido por um trem / Reprodução

O técnico da equipe também prestou homenagem ao jogador. Em entrevista ao site Planet Rugby, descreveu Raisuqe como um atleta exemplar: “Era o primeiro a chegar nos treinos, não importava o clima. Em campo, era temido pelos adversários e decisivo para nossa equipe. Era uma verdadeira máquina de tries.”

A trajetória do jogador

Natural de Lutu, em Naitasiri (Fiji), Josaia Raisuqe começou a jogar rúgbi ainda na juventude. Seu talento chamou a atenção do então técnico Ben Ryan, que o convocou para o torneio Hong Kong Sevens em 2015. O destaque o levou a realizar o sonho de representar a seleção de Fiji no formato 7’s.

Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Raisuqe foi uma peça importante na campanha que garantiu a medalha de prata para Fiji. O ouro ficou com a equipe da África do Sul.

PUBLICIDADE