A Prefeitura de Rio Branco recebeu, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), recebeu no último final de semana, quatro novas motobombas para ampliação do sistema de captação de água na capital acreana.
Viabilizado pela Defesa Civil Nacional, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o investimento na reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) II é de R$ 3 milhões e ocorre após decreto de emergência.

Além da tubulação, a prefeitura recebeu quatro novas bombas de água/ Foto: Marcos Araújo, Secom
Os equipamentos irão fortalecer tanto a captação quanto a distribuição de água da ETA, que é responsável pelo abastecimento de água de 60% de Rio Branco.
O prefeito Tião Bocalom visitou a ETA II para fiscalizar os trabalhos que estão sendo realizados no local e mostrou parte dos materiais adquiridos.
“Se Deus quiser a vai resolver o problema de água de Rio Branco, não vai demorar muito não. O problema é que as duas estações de captação caíram ao mesmo tempo, as duas balsas viraram praticamente no mesmo dia.

O prefeito Tião Bocalom visitou a ETA II para fiscalizar os trabalhos que estão sendo realizados no local/Foto: Reprodução
Segundo o presidente do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), Enoque Pereira, o investimento deve solucionar as instabilidades no abastecimento da capital, ampliando a capacidade de captação para até 350 litros por segundo..
“A captação 2 ainda enfrenta instabilidades devido ao solo da área, que continua se acomodando. Com os equipamentos já entregues – motobombas, flutuantes, PADs e desarenador – vamos estabilizar o sistema e assegurar o fornecimento de água com qualidade para a população”, explicou.
