O Coletivo Teatro Candeeiro convida todos para o lançamento dos livros “Afluentes Acreanas” e “Afluentes Acreanas, uma peça histórica contra o esquecimento”, ambos de Jaqueline Chagas, que acontecerá no dia 16 de maio de 2025, às 19h30 no Casarão. A publicação de ambos os livros é uma forma de difusão do saber teatral acreano junto a uma das produções, que é considerada uma das mais relevantes nos últimos anos, a peça Afluentes Acreanas.
A dramaturgia Afluentes Acreanas já conhecida de muitos acreanos, será apresentada na abertura do lançamento. Afluentes ganhou o prêmio de literatura da Fundação Garibaldi Brasil na categoria teatro em 2020 e no ano de 2021 ganhou o prêmio nacional de teatro Arcanjo de Cultura. Desde 2020 tem feito temporadas teatrais e apresentações nacionais e internacionais. A dramaturgia mostra o Acre, a partir do olhar dos acreanos, dando a todos a oportunidade de conhecer um Acre de outra perspectiva.

Foto: Alanna Alencar / Apresentação de Afluentes Acreanas (2022)
O livro Afluentes Acreanas: uma peça histórica contra o esquecimento é a dissertação de mestrado de Jaqueline Chagas, feita durante seu período na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Sendo um estudo sobre a escrita teatral, a partir da peça histórica Afluentes Acreanas, destacando o processo de criação e as reflexões dentro da encenação, que retoma uma historiografia do Acre desde o primeiro ciclo da borracha ao Acre conhecido atualmente.
Ambos os livros se completam, pois retomam outras narrativas do estado do Acre e destacam como é possível contar a mesma história de diferentes perspectivas. E por fim, o mesmo projeto ofertará uma oficina de criação dramatúrgica focada na escrita, a partir de relatos da oralidades e regionalidades do estado do Acre. Espera-se que os participantes possam experimentar uma nova maneira de contar a história, ao mesmo tempo, de um debate sobre como documentos da memória podem e devem ser potencializados no teatro, exaltando a voz que vem contra o processo colonizador de legitimar somente o que é escrito.
Lançamento de livros + Apresentação de Afluentes Acreanas
Dia: 16 de maio
Horário: 19h30
Local: O Casarão
Gratuito
Oficina de criação dramatúrgica
Link de inscrição da oficina: https://forms.gle/2FE5Bh4RDkjqwfGSA
Dia: 17 de maio
Horário: 14 às 17 horas
Local: Parque Capitão Ciríaco
Vagas: 10 vagas
Gratuito
Convidamos todos para mergulhar na história do Acre, antes de ser Acre, dando a oportunidade para outros nomes entrarem para a história. O evento contará com acessibilidade em Libras no lançamento, além de espaço reservado para pessoas com sensibilidade a luz ou baixa visão.
#paratodosverem. Duas imagens. A imagem da esquerda contém ao centro o nome do evento “Lançamento de Livros”, seguida da capa dos dois livros ao centro, e abaixo a sinalização da apresentação de Afluentes Acreanas. A imagem da direita contém o nome da oficina “Escrita Dramatúrgica” e sinalização de inscrições via link. Ambas as imagens têm cor marrom clara, lembra a cor dos nossos rios e o Kene Huni Kuin, Yube Kate (espinhaço da jiboia).
Este projeto é financiado através da Fundação Garibaldi Brasil, com recursos da PNAB.

