“Nós viemos tentar uma negociação junto ao diretor do comitê do Programa Luz para Todos, ver a possibilidade de ter mais recursos de energia, até mesmo de outra área para completar os 78 quilômetros desta comunidade com energia para todos. Os moradores se reuniram com a direção do comitê do programa e ficou acordado que em agosto seria disponibilizado mais recurso de energia em outros ramais da comunidade”, disse Sandra.
A dona de casa Margarida Alves mora na comunidade há oito meses. Mãe de uma criança especial, ela sempre sofre muito com a falta de energia. Segundo ela, por conta da doença, a filha tem crise respiratória e necessita de nebulização, mas sem energia ela sempre precisou da ajuda dos moradores para percorrer quase dez quilômetros de ramal com a filha até a casa da mãe, lugar mais próximo que tem luz.
Segundo o diretor do Comitê do Programa Luz para Todos, Alberto Fernandes Rodrigues, em 2014 foi aprovado o recurso de cobertura total de energia para o município do Bujari, porém a comunidade Valteraze ainda não existia e o Incra não comunicou que assentaria essas famílias no local.