Acre adere à Prova Nacional Docente e pode usar exame para contratar professores já em 2026

A prova será aplicada no dia 26 de outubro pelo Inep, e as inscrições ocorrem de 14 a 25 de julho

O Acre está entre os 22 estados brasileiros que aderiram à Prova Nacional Docente (PND), exame criado pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar estados e municípios na contratação de professores para a rede pública.

Com a adesão, o estado poderá utilizar a PND como etapa única ou complementar em concursos públicos e processos seletivos para docentes. Ao todo, 1.508 municípios e 18 capitais também manifestaram interesse em participar da iniciativa, que integra o programa Mais Professores para o Brasil.

A Prova Nacional Docente (PND) é uma avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC)/ Foto: Getty Images

A prova será aplicada no dia 26 de outubro pelo Inep, e as inscrições ocorrem de 14 a 25 de julho. Os resultados serão divulgados ainda em dezembro, permitindo que os entes federativos utilizem o exame já em seleções a partir de 2026.

A adesão dos estados é uma etapa inicial. Para validar o uso da PND, é necessário que os governos publiquem edital ou ato normativo regulamentando o exame e enviem o documento ao MEC até o dia 10 de julho.

A PND terá como base a mesma matriz de avaliação teórica do Enade Licenciaturas, direcionada a profissionais formados em cursos de licenciatura. A proposta é que a prova seja aplicada anualmente e sirva de referência para estados e municípios na escolha de novos docentes.

PUBLICIDADE