O Instituto Federal do Acre (Ifac) lançou, nesta segunda-feira (7 de julho), o edital do processo seletivo simplificado para a seleção de estudantes no Programa Formar para Incluir: Expansão da Educação Profissional EaD no Acre. Desenvolvido pelo Centro de Referência em Educação a Distância e Formação Continuada (Cread), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o programa busca ampliar o acesso à educação profissional.
O foco inicial são os servidores das prefeituras e do Governo do Estado. Contudo, caso haja vagas remanescentes, a comunidade em geral dos 22 municípios acreanos também poderá participar. A previsão é que os cursos tenham início no segundo semestre de 2025.
As inscrições foram prorrogadas até dia 27 de julho.
Detalhes das vagas e inscrições
No total, estão sendo ofertadas 400 vagas, distribuídas entre os 22 municípios do estado. Os cursos, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), possuem carga horária de 180 horas e abrangem os eixos de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos.
Os candidatos podem indicar interesse em ambos os cursos no momento da inscrição. No entanto, se forem classificados para os dois, deverão optar por apenas um. A inscrição é gratuita e deve ser realizada por meio de formulário eletrônico, no período de 9 a 20 de julho de 2025. É obrigatório que o candidato possua uma conta de e-mail do Gmail para efetivar a inscrição.
A iniciativa é resultado de uma emenda parlamentar da deputada federal Meire Serafim e será coordenada academicamente pelo campus Sena Madureira. Os cursos têm como objetivo qualificar servidores municipais e estaduais, além de democratizar o acesso à educação profissional no estado por meio do ensino a distância.

Sede do Ifac/Foto: Reprodução
Fonte: IFAC
Redigido por ContilNet.
