O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, criticou, por meio das redes sociais, a decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (10) e gerou reação do dirigente da agência, que apontou prejuízos para a economia nacional.
Sem citar diretamente nomes, Viana fez críticas a posicionamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro, sugerindo que ambos contribuíram para o cenário atual. Em tom irônico, o presidente da ApexBrasil usou o lema “Brasil acima de tudo”, associado ao bolsonarismo, para questionar os impactos da medida sobre o país.
“Uma coisa são as disputas políticas e as diferenças ideológicas. A outra é prejudicar um país inteiro numa guerra que só tende a destruir negócios nacionais, comprometendo nossos empregos e nossa economia. Cadê o ‘Brasil acima de tudo’?”, escreveu Jorge Viana em publicação na rede social X (antigo Twitter).

