Governo do Acre declara emergência em saúde pública após novo surto de sarampo na Bolívia

O documento foi assinado pelo governador Gladson Cameli e estabelece a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) como responsável pela coordenação das ações de enfrentamento

O Governo do Acre declarou situação de emergência em saúde pública por causa do risco iminente de disseminação do sarampo em todo o estado. A decisão foi oficializada por meio do Decreto nº 11.724, publicado nesta quinta-feira (17), e tem validade de 90 dias.

Casos de sarampo explodiram na Bolívia/Foto: Reprodução

O documento foi assinado pelo governador Gladson Cameli e estabelece a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) como responsável pela coordenação das ações de enfrentamento. A medida prevê prioridade no atendimento das demandas da Sesacre por parte dos órgãos e entidades da administração estadual.

De acordo com o decreto, a adoção de medidas administrativas urgentes está autorizada, incluindo a realização de despesas necessárias para manter ou restabelecer a capacidade de resposta do poder público. A Sesacre também poderá editar normas complementares para o enfrentamento da emergência.

A decisão se baseia em dados epidemiológicos que apontam para uma reemergência global do sarampo. Em 2024, mais de 359 mil casos foram confirmados em 184 países. Já em 2025, até o início de junho, mais de 88 mil casos haviam sido confirmados em 168 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nas Américas, houve um aumento de 29 vezes no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado.

A proximidade com a Bolívia, país que decretou emergência nacional por conta do avanço da doença, também é apontada como fator de risco. No estado do Acre, a cobertura vacinal está abaixo dos 95% recomendados, com alta taxa de abandono do esquema vacinal, o que contribui para a vulnerabilidade da população.

O decreto ressalta a mudança no perfil epidemiológico da doença, com aumento de casos entre adolescentes e jovens adultos, indicando falhas ou ausência de imunização na infância.

PUBLICIDADE