Obras do viaduto da AABB avançam e estrutura pode ser entregue ainda em 2025

Assim como o viaduto BetH Bocalom, o Mamédio Bittar deve receber urbanização e elementos visuais

As obras do viaduto Mamédio Bittar, em Rio Branco, entraram em nova fase com a chegada das vigas metálicas, marcando o início da segunda etapa de execução da estrutura. O prefeito Tião Bocalom e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, estiveram no local acompanhando os trabalhos nesta sexta-feira (24).

Bocalom visitou a obra ao lado do secretário Cid Ferreira/Foto: ContilNet

Segundo o prefeito, a estrutura da base em concreto já está pronta, permitindo a instalação das vigas que estão sendo transportadas do Rio de Janeiro e de Rondônia. Bocalom afirmou que a expectativa é concluir a obra até o final do ano. “Se Deus quiser, acredito que até o final do ano a gente faz a inauguração de mais essa bela obra”, disse.

Bocalom também adiantou que o projeto vai além da funcionalidade viária. Assim como o viaduto BetH Bocalom, o Mamédio Bittar deve receber urbanização e elementos visuais, com o intuito de transformem o espaço em um novo cartão-postal da cidade. “Vamos ter quatro painéis, dois representando a Amazônia e dois o agronegócio. A parte de baixo terá espelhos d’água, iluminação em LED e acabamento cobrindo as estruturas metálicas”, explicou.

De acordo com o secretário Cid Ferreira, seis vãos do viaduto receberão ao todo mais de 20 vigas.

“Agora começa a segunda parte da execução com o içamento das vigas. Depois vêm as estruturas de ferro e, em seguida, o tabuleiro, que é a parte onde será feita a concretagem para passagem de veículos”, detalhou.

Ferreira também destacou a importância do projeto para a mobilidade urbana. “Nunca uma gestão deu tanta atenção à mobilidade urbana como esta. O viaduto vai trazer mais fluidez ao trânsito da cidade, que todos sabemos ser um desafio”, afirmou.

As obras seguem dentro do cronograma estabelecido, segundo a Prefeitura de Rio Branco, com expectativa de acelerar o ritmo nos próximos meses à medida que as estruturas verticais forem finalizadas.

PUBLICIDADE