Em comemoração aos 50 anos da Expoacre, o governo do Estado concluiu, nesta sexta-feira (25), uma ampla revitalização do Parque de Exposições de Rio Branco. Coordenada pela Secretaria de Obras Públicas (Seop), a força-tarefa envolveu diversos órgãos públicos e teve como foco garantir mais acessibilidade, conforto e segurança para o público da maior feira agropecuária do Acre, que ocorre de 26 de julho a 3 de agosto.

Expoacre se inicia neste fim de semana. Foto: Kalyel Vieira/Seop
As intervenções foram realizadas em parceria com a Casa Civil, Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), Sebrae e outras instituições. Segundo Soraya Andrade, chefe do Departamento de Projetos de Arquitetura da Seop, o parque passou por uma reformulação completa. Entre os destaques, estão áreas acessíveis nas arenas de rodeio e de shows, com espaços reservados para pessoas com deficiência.

A partir dos serviços estruturais, foram gerados centenas de postos de trabalho para operários da construção civil. Foto: Kalyel Vieira/Seop
O secretário de Obras, Ítalo Lopes, ressaltou que estruturas construídas em anos anteriores, como praças de alimentação e refeitório para agentes de segurança, foram mantidas, enquanto novos ambientes foram implantados, como o espaço destinado ao leilão presencial. “Seguimos a orientação do governador Gladson Cameli para oferecer qualidade e conforto, reforçando os setores voltados ao lazer e aos negócios”, afirmou.

Serviços de revitalização e adequação no Parque de Exposições garantem funcionalidade e segurança para expositores e visitantes. Foto: Rosely Cabral/Seop
Além das melhorias estruturais, a revitalização gerou empregos diretos na construção civil. Durante a Expoacre, a Seop seguirá atuando na manutenção dos sistemas elétrico, hidráulico e sanitário, garantindo pleno funcionamento da feira.
Com mais de 500 expositores confirmados, a expectativa é que a edição de 2025 supere os números do ano passado, quando foram movimentados R$ 391 milhões em negócios. A meta para este ano é alcançar R$ 500 milhões, consolidando o evento como vitrine de oportunidades, cultura e empreendedorismo para o Acre e todo o país.
