A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, apresentou à Marinha do Brasil a proposta de instalação de uma delegacia fluvial em Rio Branco e de um grupamento de fuzileiros navais em Cruzeiro do Sul. A agenda ocorreu no Rio de Janeiro, durante encontro com o Almirante Costa Reis, comandante da Divisão Litorânea.

A delegacia fluvial é um projeto que deverá aumentar a segurança na fronteira/Foto: Reprodução
Atualmente, a fiscalização no Rio Acre é feita pela Agência Fluvial de Boca do Acre, no Amazonas, o que exige deslocamentos constantes da equipe e limita a resposta em períodos de maior fluxo de embarcações e motos aquáticas. A implantação de uma unidade da Marinha na capital acreana visa garantir mais segurança à navegação, agilidade em emergências e suporte à população da região.
Dados apresentados pela vice-governadora indicam que a demanda da autoridade marítima é 73% maior em Rio Branco do que em Boca do Acre. Em 2023, por exemplo, foram 60 inscrições de embarcações na capital acreana, contra 9 no município amazonense.
O projeto de implantação da delegacia fluvial prevê investimento de R$30,8 milhões até 2027, com a construção de estruturas operacionais, moradias e centro de formação. A unidade deve ser instalada nas proximidades do Posto Amapá, na Via Chico Mendes. Segundo Lauro Santos, integrante da comitiva, o terreno já foi destinado pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e está em processo de acolhimento pela Marinha.
A Marinha solicitou apoio do governo estadual para a preparação do terreno, tarefa que poderá ser executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), mediante análise de viabilidade.
Em relação à proposta para Cruzeiro do Sul, Mailza solicitou a criação de um grupamento de fuzileiros navais com atuação permanente no Vale do Juruá. A medida busca ampliar o suporte logístico e de defesa na região, que apresenta crescimento das demandas por fiscalização nos rios de fronteira, como o Môa, Azul e Juruá. O governo estadual se comprometeu a oferecer terreno e recursos para viabilizar a instalação da unidade.
Ex-senadora, Mailza já destinou mais de R$1,2 milhão em emendas para a Marinha, com recursos voltados à manutenção de embarcações, compra de viaturas e apoio ao navio de assistência hospitalar Dr. Montenegro.
Durante a agenda institucional, Mailza participou da cerimônia de formatura e aniversário da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, e assistiu a uma apresentação da banda dos Fuzileiros Navais no Teatro Municipal. A vice-governadora manifestou interesse em levar o espetáculo ao Acre.
Mailza também visitou o Museu da Imigração da Ilha das Flores, iniciativa da Marinha em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo de identificar referências para ações de valorização da diversidade cultural no Acre.
