O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro LuĂs Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira (8) que os julgamentos realizados pela Corte envolvem provas, e nĂŁo disputa polĂtica ou ideolĂłgica.

As declaraçÔes de Barroso foram divulgadas Ă imprensa um dia apĂłs a realização de manifestaçÔes de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, em meio ao julgamento da trama golpista, acusaram os ministros da Corte de promoverem uma “ditadura de togaâ e uma âtiraniaâ.
NotĂcias relacionadas:
- Entenda os prĂłximos passos do julgamento de Bolsonaro no STF.
- STF terå sessÔes extras para julgamento de Bolsonaro.
- Moraes pede sessĂŁo extra para julgamento de Bolsonaro no STF .
O presidente disse que vai esperar o fim do julgamento para se pronunciar em nome da Corte sobre o caso de Bolsonaro, mas garantiu que o trabalho do Supremo nĂŁo envolve disputa polĂtica.
âNĂŁo gosto de ser comentarista do fato polĂtico do dia e estou aguardando o julgamento para me pronunciar em nome do Supremo Tribunal Federal. A hora para fazĂȘ-lo Ă© apĂłs o exame da acusação, da defesa e apresentação das provas, para se saber quem Ă© inocente e quem Ă© culpado. Processo penal Ă© prova, nĂŁo disputa polĂtica ou ideolĂłgicaâ, afirmou.
Barroso também rebateu a tentativa de apoiadores de Bolsonaro de relacionar o julgamento do ex-presidente com episódios vividos durante a ditadura militar no Brasil.
âTendo vivido e combatido a ditadura, nela Ă© que nĂŁo havia devido processo legal pĂșblico e transparente, acompanhado pela imprensa e pela sociedade em geral. Era um mundo de sombras. Hoje, tudo tem sido feito Ă luz do dia. O julgamento Ă© um reflexo da realidade. Na vida, nĂŁo adianta querer quebrar o espelho por nĂŁo gostar da imagemâ, completou.
>> Siga o canal da AgĂȘncia Brasil no WhatsApp
Julgamento
O julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados Ă© realizado pela Primeira Turma da Corte e começou na semana passada, quando foram ouvidas as sustentaçÔes das defesas do ex-presidente e dos demais acusados, alĂ©m da manifestação do procurador-geral da RepĂșblica, Paulo Gonet, favorĂĄvel Ă condenação de todos os rĂ©us.
A partir desta terça-feira (9), colegiado vai iniciar a votação que pode condenar Bolsonaro e os demais acusados a mais de 30 anos de prisĂŁo.Â
Quem sĂŁo os rĂ©us Â
Jair Bolsonaro â ex-presidente da RepĂșblica;
Alexandre Ramagem – ex-diretor da AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin);
Almir Garnier- ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretĂĄrio de segurança do Distrito Federal;
Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
Paulo SĂ©rgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato Ă vice na chapa de 2022;
Mauro Cid â ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Â

