Uma denúncia enviada com exclusividade ao ContilNet revelou que um grupo de menores infratores do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC) realizou uma live nas redes sociais de dentro da unidade socioeducativa Aquiry, localizada no bairro Santa Luzia, em Rio Branco.
Nas imagens, é possível ver os adolescentes fazendo sinais de uma facção criminosa que atua no estado. Na legenda da transmissão, a publicação pede liberdade para os internos da unidade: “Lili para os menor”, diz o texto.
A live acontecia durante uma sessão de corte de cabelo e foi feita em colaboração com um perfil de uma pessoa externa, que não estava na unidade.
Pelo menos cinco adolescentes aparecem nas imagens. A transmissão, que durou poucos segundos, chegou a ser acompanhada por quase 50 pessoas simultaneamente.
O ContilNet solicitou um posicionamento ao Instituto Socioeducativo do Acre, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta.
VEJA:
Uso de celular é proibido em unidades socioeducativas
De acordo com as normas que regem o sistema socioeducativo, o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos é estritamente proibido dentro das unidades. A entrada desses dispositivos é considerada uma grave falha de segurança, já que pode facilitar a comunicação de internos com organizações criminosas e permitir a prática de novos delitos mesmo durante o cumprimento da medida socioeducativa.

