Pesquisa de professor da Unicamp é citada em Nobel de Física

Por Metrópoles 08/10/2025

O Nobel de Física, que foi anunciado nessa terça-feira (7/10) para os cientistas John Clarke, Michel Devoret e John Martinis, traz em seu documento uma citação ao trabalho de um professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O prêmio cita a pesquisa de doutorado de Amir Caldeira, que também é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), realizada na década de 1980. O tema do trabalho é na área de tunelamento quântico, fenômeno em que partículas minúsculas podem “atravessar” barreiras aparentemente intransponíveis.

Leia também

“Amir Caldeira investigou como as taxas de tunelamento seriam afetadas por um acoplamento fraco remanescente a um ambiente dissipativo”, cita o documento do Nobel. O doutorado de Caldeira foi orientado pelo cientista britânico Anthony Leggett, que recebeu o Nobel em 2003.

Caldeira e Leggett estudaram como a influência do ambiente externo poderia interferir nas propriedades quânticas, em especial no fenômeno do tunelamento, em um sistema macroscópico. Os três pesquisadores que receberam o Nobel neste ano foram os primeiros a medir o tunelamento quântico em um circuito elétrico supercondutor, uma materialização da proposta dos dois primeiros.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.