Um grupo com 37 alunos e professores dos cursos de Letras – Espanhol dos campi Rio Branco e Cruzeiro do Sul da Universidade Federal do Acre (Ufac) participa, entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro, de um intercâmbio linguístico e cultural em Puerto Maldonado, no Peru.

O grupo é composto por estudantes de Rio Branco e Cruzeiro do Sul/Foto: Reprodução
A atividade integra o projeto de extensão “Intercambio Lingüístico-Cultural: Prácticas educativas más allá de las fronteras V”, que tem o objetivo de fortalecer a formação acadêmica e promover a vivência da língua espanhola em contextos reais. A ação é coordenada pela professora Maristela Alves de Souza Diniz e desenvolvida em parceria com a Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios.
O programa inclui oficinas, visitas pedagógicas e ações de integração acadêmica e cultural. Segundo a professora Maristela Diniz, o intercâmbio amplia o aprendizado e reforça o papel da universidade na formação cidadã e intercultural.
“O intercâmbio representa uma vivência única, que amplia o aprendizado para além da sala de aula e consolida o compromisso da universidade com uma formação cidadã e intercultural”, afirmou a coordenadora.
O pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac, Carlos Paula de Moraes, destacou que o projeto exemplifica o impacto transformador da extensão universitária.
“A extensão é uma poderosa ferramenta de ensino, aperfeiçoamento profissional e integração intercultural. Iniciativas como essa fortalecem o vínculo entre a universidade e a sociedade, ao mesmo tempo em que preparam nossos estudantes para atuar de forma crítica e solidária em um mundo cada vez mais conectado”, disse.
O grupo já está em Puerto Maldonado, onde participa das primeiras atividades previstas na programação.
