Homem é preso por suspeita de usar notas falsas para esconder origem de gado no Acre

O homem foi preso em flagrante e vai responder por falsidade ideológica e sonegação fiscal

Um homem foi preso na última quinta-feira (30) suspeito de participar de um esquema de fraude fiscal e falsidade ideológica no Acre. A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Defaz), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). A prisão aconteceu na região da Tucandeira.

O esquema foi descoberto após checagens realizadas pelos órgãos de fiscalização | Foto: Ascom

De acordo com as investigações, o suspeito usava notas fiscais verdadeiras, mas com informações falsas, para evitar o pagamento de impostos. Em um dos casos apurados, ele declarou o transporte de gado de Guajará (AM) para Lábrea (AM), quando, na realidade, os animais saíam de propriedades localizadas no Acre. O esquema foi descoberto após checagens realizadas pelos órgãos de fiscalização.

O delegado Igor Brito, responsável pela investigação, explicou que o trabalho conjunto entre as instituições foi essencial para identificar a fraude. “O investigado usava documentos aparentemente regulares para esconder a verdadeira origem do gado e fugir do pagamento dos tributos. A Polícia Civil continuará atuando com rigor contra esse tipo de crime”, afirmou.

O homem foi preso em flagrante e vai responder por falsidade ideológica e sonegação fiscal. A Polícia Civil segue investigando o caso para descobrir se há outros envolvidos e o tamanho do prejuízo causado aos cofres públicos.

PUBLICIDADE